Participe do minicurso “Governança global, educação ou o colapso das civilizações”

Evento acontece na próxima quinta-feira (13/04), às 14h30, no Auditório E 109, no Campus das Auroras.

Data de publicação  10/04/2023, 17:10
Postagem Atualizada há 1 ano

O projeto de extensão Conjuntura Internacional e Sistemas de Poder Global, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), realiza na próxima quinta-feira (13/04), às 14h30, no Auditório E 109, no Campus das Auroras, o minicurso “Governança global, educação ou o colapso das civilizações”. Os interessados em participar deste minicurso, que oferece 50 vagas e será ministrado pelo professor Sebastião Alves de Lima, do Curso de Sociologia, devem enviar solicitação para o e-mail: andrealvesdelima@unilab.edu.br

Resumo do Evento:

O minicurso “Governança global, educação ou o colapso das civilizações” objetiva compreender os problemas estruturais do mundo no âmbito das relações internacionais a partir do paradigma conceitual “governança global” estabelecido pela ONU nos anos 1990.

A guerra da Ucrânia, o fim da hegemonia econômica dos EUA e da União Europeia, a ascensão da China, da Rússia e da Eurásia como protagonistas geoeconômicos e geopolíticos, o papel que desempenha a África e a América Latina nesse mundo de profundas mudanças quase instantâneas, exige a utilização de um novo arcabouço conceitual para dar conta da gigantesca dimensão transformativa do mundo.

O conceito de governança global, articulada com a educação, forma um novo marco teórico e prático de análise e planejamento do futuro da Terra.