Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Estudantes de Administração lotam auditório para assistir palestra sobre o mercado de trabalho e o Administrador Público

Promovido pelo ICSA, o evento aconteceu no dia 03 de abril, no Auditório I, do Campus das Auroras.

Data de publicação  12/04/2023, 15:35
Postagem Atualizada há 1 ano
Saltar para o conteúdo da postagem

Integrantes da Mesa de Abertura da palestra sobre o mercado de trabalho e o Administrador Público.

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), promoveu no dia 03 de abril, no Auditório I, do Campus das Auroras, a palestra “Sistema CFA/CRA e o mercado de trabalho do Administrador Público: cenário e perspectivas”, direcionada aos discentes do curso de Administração Pública da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que lotaram o auditório em uma escuta atenta e compromissada.

A mesa de abertura foi composta pelo o Magnífico Reitor da Unilab, Prof. Dr. Roque Albuquerque e a Vice-Reitora, Profa. Dra. Cláudia Carioca; o presidente do Conselho Federal de Administração, o administrador Leonardo José Macêdo; o Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Prof. Dr. Weyne de Freitas; o presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará, o administrador Francisco Rogério Cristino; o Vice-Presidente do Conselho Regional de Administração, Lamarck Mesquita Guimarães; e a coordenadora do Curso de Administração Pública, Prof. Dra. Vilma Moreira.

Já a mediação das atividades ficou a cargo do coordenador do evento, Prof. Dr. João Coêlho da Silva, que também já integrou o Sistema CFA-CRA`s, tendo sido presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará e Conselheiro Federal no quadriênio 2010/2014. E ainda, durante o evento, o Conselho Regional de Administração (CRA/CE) Itinerante esteve emitindo carteiras de estudantes do CRA Jovem, fazendo registro de profissionais e estudantes, além de tirar dúvidas sobre a profissão e a atuação dos conselhos.

Para o Magnífico Reitor, Roque Albuquerque, a relevância deste evento já era notória pelas presenças de autoridades representativas da categoria, uma vez que estavam presentes, como palestrantes, os presidentes dos Conselhos Federal e Regional de Administração, além da participação maciça e engajada dos estudantes da Unilab. “Para nós da Unilab, esse tipo de ação, conectada com o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação, já destaca todo o potencial que a Universidade tem para trazer discussões profundas, que ajudam a valorizar os cursos de Ciências Sociais Aplicadas oferecem, porque esse é um dos cursos (Administração) mais procurados (…) E o que dizer de Administração como um todo, do conhecimento que se pode adquirir para poder desenvolver, inovar, empreender. E empreendedorismo é o carro chefe para a gente considerar o desenvolvimento de qualquer região, de qualquer negócio, de qualquer universidade”, destacou o reitor.

O reitor da Unilab rodeado pelos presidentes dos Conselhos Federal e Regional de Administração.

Na condição de Presidente do Conselho Regional de Administração do Estado do Ceará, Francisco Rogério Cristino, fez uma breve apresentação do funcionamento do Sistema CFA-CRAs, criado a partir da regulamentação da profissão do administrador em 1965. A partir deste momento foi necessário criar um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício das atividades. Para esse papel, foi instituído o Conselho Federal de Administração (CFA), sediado em Brasília, que é responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Administração.

Cristino também falou sobre a abertura para futuras parcerias com a universidade. “É uma imensa satisfação estar aqui presente vendo esse auditório superlotado de estudantes de Administração Pública. Quero parabenizar a Unilab e a todos vocês pelo evento e dizer que o Conselho Regional de Administração está à disposição para qualquer parceria com a Unilab. ”

Coube ao Presidente do Conselho Federal de Administração, Leonardo José Macedo, proferir a palestra intitulada: Sistema CFA/CRA e o mercado de trabalho do Administrador Público: cenário e perspectivas, presidente do CFA. “Viemos trazer o que nós estamos fazendo para defender a nossa profissão, as prerrogativas dos nossos profissionais e as lutas que estamos travando para inserir os nossos profissionais no mercado de trabalho”, explicou Macedo.

Os organizadores do evento agradeceram, em nome da Unilab e do ICSA, a presença dos palestrantes, bem como o compartilhamento dos seus conhecimentos e suas experiências sobre o mercado de trabalho do Administrador Público. Conhecimentos e saberes que são, sem dúvida, de extrema importância para os estudantes.

Palestrantes: Francisco Rogério Cristino e Leonardo José Macedo.

Sobre os palestrantes:

Natural de Brejo Santo, na região do Cariri cearense, Leonardo Macedo é administrador, advogado e contador. Em 2015, foi eleito pelos seus para presidir o Conselho Regional de Administração do Ceará, onde prestou inúmeros e relevantes serviços, em que se destacam o programa de “Inteligência Fiscal”, tanto que em outubro de 2022 foi eleito Presidente do Conselho Federal de Administração, tendo assumido a presidência em janeiro de 2023.

Natural de Coreaú, Francisco Rogério Cristino é Administrador de Empresas e Advogado. Pós-Graduado em Gestão Pública pela Faculdade Entre Rios do Piauí. Em 1993 foi presidente do CRA. Também é ex-Conselheiro Federal do CFA, onde teve o reconhecimento dos serviços prestados. Exerceu diversos cargos públicos, dentre eles: diretor administrativo da Secretaria de Saúde do Ceará, assessor da Secretaria de Planejamento do Estado, diretor administrativo financeiro da Etice, empresa de tecnologia do Estado. É membro da Organização Latino-americana dos Administradores e, atualmente, é vogal da Junta Comercial do Estado.

Sobre o Curso:

O curso de Administração Pública na Unilab tem como principal objetivo promover a formação de profissionais, com ética, responsabilidade e consciência, capacidade de formular, implementar e analisar políticas públicas, favorecendo a mudança de comportamento e cultura nas instituições públicas, para um melhor atendimento das necessidades da sociedades e a contribuição para a integração entre Brasil e os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), visando ao desenvolvimento econômico e social.

Categorias