Projeto Emancipa Malês – cursinho popular visita escolas e comunidades da região do Recôncavo Baiano

A ação acontece no mês de abril e conta com a participação da comunidade acadêmica do campus dos Malês

Data de publicação  20/04/2023, 09:52
Postagem Atualizada há 1 ano

O projeto de extensão Rede Emancipa Malês – cursinho popular tem atuado no mês de abril na divulgação do processo do Enem, da isenção de taxa desse Exame para grupos específicos – que vai até o dia 28/04 -, sobre o próprio cursinho gratuito preparatório para o Enem oferecido pela Rede, além dos cursos ofertados pelo campus dos Malês. Essa ação tem sido realizada em escolas públicas e comunidades rurais e quilombolas, por um grupo de estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação do campus dos Malês, nos municípios de São Francisco do Conde, Candeias, Santo Amaro, Saubara e Madre de Deus.

Essa divulgação tem o intuito de contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior, por meio de esclarecimentos de que a Unilab/campus dos Malês é aberta, gratuita e pertence às comunidades, ao território da região, e é possível ser acessada por todos os públicos. O público alvo dessa iniciativa de visitas são estudantes do ensino médio de escolas públicas, assim como integrantes e lideranças de comunidades quilombolas, além de pessoas que abandonaram o sonho de ingressar no ensino superior, pelas dificuldades financeiras e de sobrevivência. Para esse público, também são levadas informações sobre as possibilidades não só de acesso, como também permanência na universidade, por meio de políticas que ofertam bolsas aos estudantes.

“É sempre uma preocupação nossa que a Unilab ficasse conhecida no território porque, por incrível que pareça, muitos estudantes não reconhecem a nossa universidade como pública e federal”, explica a coordenadora do projeto, Sabrina Balsalobre, docente do curso de Letras – Língua Portuguesa da Unilab/campus dos Malês. Ela pontua que, a partir dessas visitas, mais de 170 pessoas já inscreveram-se para o cursinho popular da Rede Emancipa Malês, que oferta aulas sobretudo no campo das Ciências Humanas. Para este ano, a coordenadora explica que foi feita uma parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), para que fossem oferecidas aulas nas áreas de Exatas também. Além dessa parceria, a Rede Emancipa Malês, em 2023, passa por processo de consolidação, a partir da aprovação do projeto vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL), do campus dos Malês.

Rede Emancipa
A Rede Emancipa é um movimento de educação popular que existe em diversos municípios e comunidades espalhados pelo Brasil, que atua com cursinhos populares, além de outros focos como acolhimento para refugiados e Educação de Jovens e Adultos. A Rede também está presente em Angola e Cabo Verde. E, pela Unilab, tem-se iniciado o processo de formação também da Rede Emancipa em Guiné-Bissau. “Foi um movimento orgânico, dos estudantes, deles próprios organizando a Rede Emancipa Guiné-Bissau. A partir dos contatos dos estudantes guineenses, no seu país, eles conseguiram levar o cursinho popular para infinitas cidades em Guiné”, relata a professora Sabrina Balsalobre.

As aulas do cursinho, além de servirem como preparação para o Enem, também auxiliam no ingresso de estudantes africanos na Unilab, que precisam fazer provas por meio do Processo Seletivo de Estudantes Internacionais. As aulas acontecem aos sábados, no formato síncrono e assíncrono, e têm participação ativa de discentes do campus dos Malês como tutores. “A extensão do cursinho permite, também, que os estudantes da Unilab tenham o primeiro contato de dar aula, organizem e sejam gestores no processo educacional. Então, o cursinho permite aos nossos estudantes se tornarem professores pela primeira vez e, também, possibilita melhores condições aos estudantes que pleiteiam uma vaga para entrar na universidade”, contextualiza a docente.

Internacionalização e Unilab de Portas Abertas

A partir da Rede Emancipa Malês, um novo projeto de extensão, coordenado pelo docente de Relações Internacionais Daniel De Lucca, foi proposto com intuito de internacionalização do projeto. A ideia é expandir essa experiência para Cabo Verde, a partir da Unilab e com apoio dos estudantes unilabianos.

No território de São Francisco do Conde e região, o projeto Rede Emancipa Malês também realiza a ação “Unilab de Portas Abertas”, que acontece por meio de visita de estudantes de ensino médio in loco à Unilab/campus dos Malês, para dialogar com discentes da Unilab, conhecer os cursos, os serviços e a estrutura ofertados e, ainda, as diretrizes que regem a universidade, como integração entre os povos, interiorização e internacionalização do ensino superior.

Crédito fotos nas escolas: Sabrina Balsalobre e Joaquim Gaspar