Inscrições abertas para participar e submeter trabalho na X Semana da África e III Encontro da Diáspora Africana

O evento será de 22 a 26 de maio

Data de publicação  02/05/2023, 12:15
Postagem Atualizada há 11 meses

A X Semana da África e o III Encontro Internacional da Diáspora Africana sobre os Estudos Africanos acontece nos dias 22 a 26 de maio, no campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em São Francisco do Conde. Em 2023, esses eventos trazem como tema “O ano da AFCTA: Aceleração da Implementação da Área de Livre Comércio Continental Africana”. Conferências, apresentação de grupos de trabalho, mesas redondas, além de atividades culturais compõem a programação do evento, que está sendo organizado pela Associação de Estudantes e Amigos da África (ASEA), em parceria com o Centro de Estudos Africana da Unilab/BA e demais parceiros e colaboradores.

As inscrições de participação no evento devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, que encontra-se neste link. Após o preenchimento, os interessados receberão as informações, com links e locais das atividades. Para garantir a certificação, será necessário participar e assinar lista de presença. O certificado com a carga horária integral (50 horas) dependerá da participação em, no mínimo, 75% das atividades.

A X Semana da África e o III Encontro Internacional da Diáspora Africana sobre os Estudos Africanos têm como objetivos a divulgação de conhecimentos produzidos pela Unilab, de valores culturais, sociais, entre outros, fomentando debates políticos e acadêmicos voltados para a emancipação do continente africano, a sua diáspora e o Estado brasileiro. Desta forma, busca contribuir para a autoafirmação, autovalorização e autorreconhecimento do povo negro.

Chamada pública

A comissão organizadora do evento publicou Chamada Pública, para interessados (as) em realizar submissão de trabalhos, que deve ser feita até o dia 15 de maio pelo e-mail: asea.org014@gmail.com. A participação é aberta à comunidade da Unilab e pesquisadores de outras universidades e instituições.

Para a apresentação das pesquisas, a comissão acadêmica fará a seleção de trabalhos a partir destes seguintes eixos:

1 – Desenvolvimento econômico, seguridade social e paz na África Continental e suas diásporas;
2 – Renascença africana, reafricanização, libertação e autonomia dos povos africanos no continente e nas suas diásporas;
3 – Pensar a globalização a partir da África, zonas (de) livre comércio na África, Estados africanos e (neo)colonização;
4 – Sexualidade, raça e território como temas emergentes na África;
5 – Mulher africana, gênero, sexualidade, corporeidade e epistemologias da ancestralidade africana e afro-diaspórica;
6 – Pan-africanismo, movimentos sociais, tecnologias ancestrais, identidades e processo de (re)ontologização dos sujeitos.

Para mais informações sobre critérios de submissão de trabalho, confira o edital de Chamada Pública.

CONTEÚDO RELACIONADO