Unilab convoca 2185 candidatos selecionados para as provas do PSEI 2023

Provas serão aplicadas no período de 15 a 20 de maio.

Data de publicação  04/05/2023, 13:27
Postagem Atualizada há 12 meses

A Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer) divulgou, nesta quinta-feira (4), o resultado definitivo da análise de históricos escolares, após recursos, e a consequente convocação para provas do Processo Seletivo de Estudantes Internacionais – PSEI 2023, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Ao todo, estão sendo convocados 2.185 candidatos(as) de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Conforme o Edital Prointer nº 004/2023, são convocados para as provas de Redação e de Conhecimentos Específicos os candidatos classificados até 8 (oito) vezes o número de vagas ofertadas, por curso (1ª opção). Entre os candidatos com histórico deferido, a convocação considera a ordem decrescente de classificação gerada pela Nota de Ensino Secundário (NES). No caso da quantidade de candidatos deferidos ser superior ao quantitativo de vagas ofertadas a cada país multiplicado por 8, a NES é eliminatória (item 6.1.1 do edital).

Confira como fica o resultado e a convocação em cada país:

Angola

Cabo Verde
– Não houve candidatos indeferidos

Guiné- Bissau

Moçambique

São Tomé e Príncipe

Timor-Leste
–  Não houve candidatos indeferidos
– Candidatos(as) convocados para as provas

As provas serão aplicadas no período de 15 a 20 de maio. As datas específicas em cada país, os locais e os horários serão confirmados pelas Embaixadas brasileiras e divulgados no site da Prointer e no portal da Unilab.

Por que não fui convocado(a) se meu histórico foi deferido?

O fato de o histórico ser considerado deferido significa que ele está de acordo com o que foi solicitado pelo edital, mas isso não assegura o acesso para a etapa seguinte da seleção, que são as provas.

O histórico deferido gera ao candidato a Nota do Ensino Secundário (NES), que é a média aritmética do somatório das notas individuais das disciplinas cursadas, em cada um dos três últimos anos do Ensino Secundário/Médio (item 6.2.2.4 do edital). A partir da Nota do Ensino Secundário (NES), os candidatos são classificados em ordem decrescente, ou seja, da maior nota para a menor.

Como é definido quem será convocado ou não para as provas?

Vamos entender com um exemplo prático: para o curso de Administração Pública, foram ofertadas 3 vagas para Angola. Então serão convocados 8 vezes esse quantitativo de vagas, isto é, 24 candidatos (3 vagas x 8).

Portanto, no ranking de classificação dos angolanos para o curso de Administração Pública, serão convocados os 24 primeiros candidatos da lista, de acordo com suas notas. Os demais candidatos estão eliminados.

A relação de convocados de Angola reúne os candidatos de todos os cursos classificados conforme foi explicado acima.

Assim é feito com os demais cursos e países.

Curso / País

ANG

CV

GB

MOZ

STP

TL

Administração Pública

Total de Convocados, conforme ítem 6.1.1. do Edital 04/2023

Atendimento especializado e específico

O candidato(a) que necessitar de atendimento especializado e/ou específico para realizar a prova deve enviar e-mail para ssei.prointer@unilab.edu.brnesta sexta-feira, 5 de maio, informando no campo “Assunto” qual a condição que motiva a solicitação de atendimento, de acordo com as seguintes opções definidas no edital:

a) Atendimento Especializado: para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.

b) Atendimento Específico: para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica (por exemplo, motivos religiosos).

Além de informar a condição que motiva a solicitação,  o candidato deve anexar a documentação oficial comprobatória, em formato PDF (laudo médico ou declaração emitida por entidade religiosa).

Outras informações na página do PSEI 2023.
Fonte da Matéria: Prointer.