Participe da palestra sobre propriedade intelectual como ferramenta de incentivo à criatividade e inovação nas escolas

Evento acontece na próxima terça-feira, dia 09/05, a partir das 13h, em formato on-line, transmitida pela plataforma Even3.

Data de publicação  05/05/2023, 18:33
Postagem Atualizada há 12 meses

Acontece nesta terça-feira, dia 09/05, a partir das 13h, em formato on-line, com transmissão pela plataforma Even3, a palestra “A propriedade intelectual como ferramenta de incentivo à criatividade e inovação nas escolas”. Apresentada por Davison Menezes, Patrícia Trotte, Rodrigo Moraes e Patricia Barbosa, a palestra visa “Promover, em âmbito nacional, iniciativas de inserção da propriedade intelectual no campo da educação, desenvolvendo em sala de aula habilidades e competências transversais a cultura de inovação e empreendedorismo pela sua aplicação nas diferentes disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.

A palestra faz parte do III Ciclo de Ações dos Projetos Unilab Inovando e Empreender Unilab, que tem como objetivo o fortalecimento do processo de desenvolvimento do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da nossa Universidade.

Para mais informações acessa a Página do Ciclo de Ações.

Sobre os palestrantes:

Patricia Trotte é coordenadora do Projeto PI nas Escolas, Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação do programa de pós graduação do INPI e graduada em matemática licenciatura e em formação de executivos para empresas de turismo e hotelaria. Integrante do grupo de pesquisa iniciativas locais em PI e líder de pesquisa do núcleo de estudos e práticas para ensino da PI na Educação Básica. Atua como chefe do Serviço Acadêmico da Academia de Propriedade Intelectual e Inovação do INPI.

Davison Rego Menezes é mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no ano de 2000, com monografia jurídica desenvolvida acerca dos interesses metaindividuais e sua tutela jurisdicional. Davison é servidor da carreira de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial, tendo ingressado no INPI em 2013, na Ouvidoria do Instituto. Foi designado substituto do Ouvidor em março de 2017 e ocupou o cargo de Chefe da Divisão de Assuntos Internos da Ouvidoria desde abril de 2017.

Rodrigo Moraes é advogado, procurador do Município do Salvador. Professor de Direito Civil, Direito Autoral e Propriedade Industrial da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Privado e Econômico pela UFBA. Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-BA (triênios 2019-2021 e 2022-2024). Diretor e sócio da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA). Sócio da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI). Representante Seccional (BA) da ABPI (biênio 2022-2023). Sócio da Associação Portuguesa de Direito Intelectual (APDI). Sócio do Instituto Interamericano de Direito de Autor (IIDA). Autor dos livros “Os direitos morais do autor: repersonalizando o Direito Autoral” (2ª edição, Lumen Juris, 2021) e “Evolução da Gestão Coletiva de Direitos Autorais no Brasil: do rádio ao streaming” (Lumen Juris, 2021).

Patrícia Maria da Silva Barbosa é Pós-doutoranda e Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, do INPI onde ministra a disciplina Indicações Geográficas e sinais de uso coletivo. Integrante da Divisão de exame de Marcas Coletivas, Marcas de Certificação e Indicações Geográficas da Diretoria de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas do INPI. Tutora e conteudista de Cursos DL INPI OMPI.