Até hoje (segunda-feira, 29/05), abertas inscrições do Processo Seletivo Sisure – Programa de Ações Afirmativas 2023.1, com oferta de 167 vagas

Data de publicação  17/05/2023, 11:01
Postagem Atualizada há 11 meses

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) publicou nesta quarta-feira (17/05) edital Prograd Nº16/2023, referente ao Processo Seletivo Sisure/Unilab – Programa de Ações Afirmativas 2023.1. A Seleção de que trata este Edital consiste no aproveitamento de resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente aos anos de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022 para o preenchimento de vagas na modalidade das cotas estabelecidas pelo Programa de Ações Afirmativas da Unilab. As inscrições devem ser feitas até o dia 29/05.

No total estão sendo ofertadas 167 vagas, distribuídos em 20 cursos de graduação ofertados pela Unilab, modalidade presencial, para ingresso no período letivo 2023.1, nos Campi da Liberdade e das Auroras, em Redenção/Ceará, na Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/Ceará, e no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, a serem ocupadas por meio do Sistema de Seleção Especial Utilizando os Resultados do Enem (Sisure).

Inscrição
O requerimento de inscrição será admitido exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://sisure.unilab.edu.br/, das 17h do dia 17 de maio de 2023 às 23h59min do dia 29 de maio de 2023, observado o horário de Brasília, mediante o preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição. Será aceita somente uma única inscrição para cada candidato(a), que concorrerá a uma única vaga. No preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição, o(a) candidato(a) indicará o número de seu próprio CPF e o número de inscrição no Enem, referente ao ano que escolher.

Poderá concorrer às vagas deste  processo seletivo Sisure/Unilab – Programa de Ações Afirmativas 2023.1 o(a) candidato(a) que, cumulativamente, se enquadrar nas condições abaixo citadas:

– Tenha cursado integralmente o Ensino Médio ou equivalente em escola pública;
– Integrar família com renda per capita de até 1,5 salário-mínimo;
– Pertencer, obrigatoriamente, a uma das sete categorias previstas para a seleção especial de ações afirmativas da Unilab:
I. (CRQ) quilombolas;
II. (IA) indígenas;
III. (CT) povos e comunidades tradicionais;
IV. (TRANS) pessoas com identidades trans (transexuais, transgêneras, travestis, não-binárias, crossdressers, pessoas que se identificam como terceiro gênero etc.
V. (CIG) ciganos;
VI. (REF) refugiados; e
VII. (PRIS) pessoas em situação de privação de liberdade ou egressas do sistema prisional.

Pré-matrícula e matrícula

O procedimento de matrícula na Unilab acontecerá, necessariamente, em duas etapas:

a) Pré-matrícula
: a pré-matrícula será realizada de maneira virtual nas datas previstas no cronograma do edital, por meio de sistema eletrônico que será disponibilizado no site http://sisure.unilab.edu.br/. Todos os(as) candidatos(as) deverão preencher os formulários disponibilizados nesse site Sisure e realizar o upload (.pdf) destes no sistema:
i. Termo de Ciência
ii. Ficha de Verificação de Documentos
iii. Pesquisa Censo

Além dos documentos, os(as) interessados(as) deverão fazer o upload de toda documentação (.pdf) solicitada, de acordo com o exigido no anexo I deste Edital. A documentação necessária pode ser visualizada no site daPrograd, neste link  ou na página de editais da Prograd, neste link. O não preenchimento dos formulários e a não realização do upload correto da documentação do(da) candidato(a) ou de seu(sua) representante legal, no ato da pré- matrícula, implicará a perda do direito à vaga no curso. Todos os dados da documentação inserida no sistema devem ser iguais às informações contidas no documento original de forma legível para não acarretar indeferimento da pré-matrícula. Toda a documentação será entregue em formato digital. No entanto, a Unilab se reserva o direito de solicitar a documentação física (original e cópia) de qualquer candidato(a) à qualquer tempo por interesse da administração.

b) Matrícula Curricular: a matrícula curricular será realizada presencialmente nas coordenações de curso, nas datas e horários a serem comunicados aos(às) candidatos(as) pré-matriculados(as). É responsabilidade do interessado estar atento aos informes para manter-se atualizado.

Todas as informações sobre esse processo seletivo encontram-se no edital Prograd Nº16/2023 e anexos.

CONTEÚDO RELACIONADO