Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Novo curso de Computação e Informática da Unilab, modalidade EaD, alcança áreas longínquas do Ceará e da Bahia

Data de publicação  31/05/2023, 23:11
Postagem Atualizada há 10 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

No último sábado (27), foi realizada a Aula Magna do curso de graduação em Licenciatura em Computação e Informática, modalidade à distância, ofertado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), junto aos institutos: Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) (unidade acadêmica do curso) e Instituto de Educação à Distância (IEAD) (operacionaliza o funcionamento nas plataformas virtuais e gestão de polos).

Carlos Barros (diretor do IEAD), Thiago Moura (pró-reitor Prograd), Cláudia Carioca (vice-reitora da Unilab), Miguel de Souza (secretário Educação Redenção/CE), David Benevides (prefeito Redenção/CE) e Jeferson Amaral (coord. Polo Redenção/IEAD)

Compuseram a mesa de autoridades: Cláudia Carioca – vice-reitora no exercício da Reitoria da Unilab e professora do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), David Benevides – prefeito do município de Redenção/CE, Miguel de Souza – secretário de Educação de Redenção/CE, Thiago Moura – pró-reitor de Graduação (Prograd) e professor do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Carlos Barros – diretor e professor do Instituto de Educação a Distância (IEAD) e Jeferson Amaral – coordenador do Polo de Redenção e professor do IEAD.

Para Carlos Barros, diretor do IEAD, “a educação à distância tem feito a diferença na vida de muitos estudantes. Saímos daqui com sentimento de alegria em estarmos cumprindo com o propósito da expansão da educação no Ceará e no Brasil”, declarou o professor – doutor em Informática Aplicada e mestre em Engenharia de Teleinformática e Especialista em Tecnologia da Informação (TI).

Segundo o diretor do IEAD, o polo de apoio presencial de Redenção (EaD), apresenta o maior número de estudantes matriculados. Temos mais 14 polos parceiros, distribuídos pelo Estado do Ceará e da Bahia. Atualmente, a Unilab oferta um curso de bacharelado e três cursos de licenciatura na modalidade EaD e, em fase de implantação, mais duas especializações, com previsão para iniciar em agosto de 2023.

Discentes da turma do 1ª turma do curso de licenciatura em Computação e Informática da Unilab

Vocês (discentes) estão no curso que segue uma nova tendência de ensino no Brasil e no mundo. Ensino remoto, trabalho remoto, tudo agora é remoto. Estão sendo formado em uma estrutura que é o futuro da humanidade. Agora é, trabalharmos de onde estamos, estudarmos de onde estamos. O ensino remoto requer muita dedicação e disciplina. O sucesso do curso está em vocês!”, enfatizou Thiago Moura, pró-reitor de Graduação (Prograd).

Para Miguel de Souza, secretário de Educação de Redenção/CE, este novo curso é tão importante que vai fazer a diferença na vida dos estudantes e do município. “Hoje falamos muito no princípio de Equidade. Equidade é dar oportunidade de acesso a todos. O curso à distância vai oportunizar conciliar as rotinas diárias dentro de uma estrutura e condições de adequação mais acessível”.

A Unilab faz parte de um grupo seleto (cerca de 10 universidades) do Programa de Expansão da EaD nas Universidades Federais (Reuni Digital) do Ministério da Educação (MEC), segundo informou a professora Cláudia Carioca, vice-reitora.

Este novo curso de graduação na modalidade à distância é um curso institucional, independe de qualquer publicação de editais. A seleção de admissão será exclusiva e periódica. “Uma grande oportunidade dada a todo os moradores do Maciço de Baturité, no Ceará. Oportunidade aos nossos moradores de regiões longínquas, com dificuldade de translado”, esclareceu Cláudi, que também é professora do ILL.

Cláudia Carioca – vice-reitora no exercício da Reitoria da Unilab e professora do ILL

“Precisamos fomentar nas pessoas, nos jovens e, também, nos mais velhos, pessoas que estejam ao redor, que eles podem sim, ainda obter uma graduação. Estamos trabalhando para o fortalecimento da educação à distância. O qual depende do desempenho acadêmico de cada um. Esta modalidade requer disciplina e autonomia. E você é dono de seu tempo. Precisam ser ativos!” – Cláudia Carioca, vice-reitora da Unilab.

Manoel Ribeiro, professor do curso de Engenharia da Computação (IEDS/Unilab)

Dando continuidade, o professor do curso de Engenharia da Computação, vinculado ao IEDS/Unilab, Manoel Ribeiro – doutor em Computação pelo grupo de pesquisa em Big Data, Machine Learning e Sistemas Distribuídos e mestre em Computação em SAD, realizou a palestra sobre: “K2 um sistema de gestão do conhecimento com IA e chatbot humanoide”.

Karoline Facundo – discente da 1ª turma do curso de Computação e Informática da Unilab

Fazendo parte da 1ª turma do curso de licenciatura em Computação e Informática da Unilab, Karoline Facundo, residente no município de Aracoiaba, microrregião do Maciço de Baturité/CE, expressou com alegria a conquista da vaga neste seletivo. “Sempre tive muito interesse na área de TI, que tem amplo mercado de trabalho. Tenho uma visão muito mais ampla do que só uma sala de aula. Podemos ir além da sala de aula. O curso sendo vinculado a área da TI, podemos fazer pós-graduação em outras áreas para trabalhar em indústria, comércio, além de ensinar”, ressaltou a nova discente da Unilab.

Aula Magna do curso de Licenciatura em Computação e Informática (EaD) da Unilab (docentes, discentes, TAEs e convidados)

Sobre o curso

Conforme o PPC do curso de graduação em Licenciatura em Computação, para nessa primeira turma, foram ofertadas 150 vagas – com polo de apoio presencial no Campus das Auroras, Redenção/Ceará e carga horária total de 4.050 horas, com integralização do currículo exigida no cumprimento de carga horária total de 3.555 horas, distribuídas nos quatro anos do curso.

O curso de licenciatura em Computação e Informática da Unilab, iniciativa do Programa de Expansão da EaD nas Universidades Federais (Reuni Digital) do Ministério da Educação (MEC), visa proporcionar ações de formação dirigidas ao ensino da informática no contexto educativo do interior dos Estados do Ceará e da Bahia, promovendo uma graduação sólida que lhes permitam exercer a docência nas  áreas de informática, robótica, automação e áreas afins. O curso está inserido no Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS), em parceria com Instituto de Educação a Distância (IEAD), nos polos presenciais de Sobral, Catu e Redenção.

O Reuni Digital é um programa, em construção, voltado para a expansão da Educação a Distância (EaD) nas Universidades Federais, visando o aumento das matrículas no segmento público do ensino superior e fundamentado no compromisso com a qualidade dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior, na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e na autonomia das IFES.

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO