Diplomata ministra palestra durante Semana da África no Campus dos Malês

Data de publicação  01/06/2023, 08:26
Postagem Atualizada há 11 meses
Diplomata Celso França de Arruda ministra palestra durante Semana da África no Campus dos Malês. Foto: José Matias Dala Filipe.

Durante a X edição da Semana da África, organizada pela Associação de Estudantes e Amigos da África (Asea), na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (Unilab), o representante chefe do escritório do Ministério das Relações Exteriores (MRE) na Bahia, diplomata Celso França de Arruda, ministrou a palestra intitulada “Diplomacia Participativa e Diálogos transatlânticos: a experiência do Itamaraty na Bahia”. O evento ocorreu no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

Foto: Tacilla Siqueira.

A palestra, promovida também pelo curso de Relações Internacionais, foi mediada pelos professores Ercilio Langa, Isabella Lamas e Tacilla Siqueira.

Foto: Joyce Aquino.

Estudantes da Unilab internacionais e brasileiros, quilombolas e indígenas debateram ideias e expectativas em torno do tema da palestra, em uma rica troca de saberes e experiências.

X Semana da África no Campus dos Malês

No campus dos Malês, a X Semana da África e o III Encontro Internacional da Diáspora Africana sobre os Estudos Africanos aconteceram de 22 a 26 de maio. Em 2023, os eventos trouxeram como tema “O ano da AFCTA: Aceleração da Implementação da Área de Livre Comércio Continental Africana”. Conferências, apresentação de grupos de trabalho, mesas redondas, além de atividades culturais compuseram a programação do evento, que está sendo organizado pela Associação de Estudantes e Amigos da África (Asea), em parceria com o Centro de Estudos Africana da Unilab/BA e demais parceiros e colaboradores.

A X Semana da África e o III Encontro Internacional da Diáspora Africana sobre os Estudos Africanos têm como objetivo a divulgação de conhecimentos produzidos pela Unilab, de valores culturais, sociais, entre outros, fomentando debates políticos e acadêmicos voltados para a emancipação do continente africano, a sua diáspora e o Estado brasileiro. Desta forma, busca contribuir para a autoafirmação, autovalorização e autorreconhecimento do povo negro.

Data histórica

A Semana da África é uma alusão ao dia da criação da Organização da Unidade Africana, em Addis Abeba, capital da Etiópia, em 25 de maio de 1963. O propósito da OUA (Organização de Unidade Africana) foi de criar uma união entre os países africanos para a libertação e, consequentemente, a emancipação do continente. Essa data é celebrada em quase todos os países africanos e no mundo em geral.

Na Unilab, em alusão a esta data, os estudantes africanos da Unilab realizam desde 2014 atividades comemorativas por meio de debates, palestras, rodas de conversas, minicursos, entre outras atividades, que visam pensar a África antes e após a criação da OUA e, de igual modo, mostrar a real imagem daquilo que é a África, diferentemente do que é apresentado pela mídia internacional sobre o continente.

Palavra-chave