Inscrições abertas para o workshop “Ritmo, corpo e movimento”, dia 16/06, às 15h, no Centro Cultural Carolina Maria de Jesus (campus das Auroras)

Data de publicação  12/06/2023, 12:20
Postagem Atualizada há 10 meses

O projeto de extensão “Cidadania e Interculturalidade Lusófona no Maciço de Baturité, Ceará, Brasil”, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab),  realiza no dia 16 de junho, às 15h, no Centro Cultural Carolina Maria de Jesus (campus das Auroras), o Workshop “Ritmo, corpo e movimento”, com Wilson Café.

Será apresentada uma aula itinerante com cadeiras e baquetas, tendo como universo, além de Wilson Café, outros atores envolvidos no espaço, a exemplo de jovens estudantes e integrantes do projeto de extensão. A música percussiva, compreendida como um conjunto cênico, é um dos temas do workshop, regido pela força da inovação e de conhecimentos agregados, advindos da cultura tradicional das regiões Norte e Nordeste do Brasil, a exemplo das modalidades como baião, maracatu, frevo, samba de roda, carimbo e o ijexá.

O evento é aberto para a comunidade universitária e externa. As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento e envio de formulário eletrônico, que encontra-se neste link. Serão selecionados 25 inscritos, por ordem de inscrição, e os participantes do Workshop terão direito a certificados. O evento tem apoio da Coordenação de Arte e Cultura (Cac/Proex/Unilab).

Wilson Café

Wilson Café é músico, filósofo, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN -Uneb). Há mais de dez anos vem realizando workshops e shows no universo da etnomusicologia e etnocenologia com o objetivo de promover e divulgar a Percussão Cênica-Espetacular Contemporânea, originária da cultura popular de sua terra natal. Um dos seus trabalhos mais recentes “Tambores em Cena” com três discos gravados (Batam Palmas, Coração de tambor e O Tempo e a Maré) já passou por diversos países, como Alemanha, Espanha, Dinamarca, Japão, Bélgica e USA. No Brasil, Café trabalhou com artistas como Maria Bethânia, Margareth Menezes, Tânia Alves, Nana Vasconcelos, Elba Ramalho, Gal Costa. No exterior já esteve ao lado de Eugenio Barba e Eberhard Schoener.

Projeto de extensão

O projeto de extensão Cidadania e Interculturalidade Lusófona no Maciço de Baturité, Ceará, Brasil”, coordenado pelo docente da Unilab Carlos Subuhana, almeja expor cultura, entendida como expressão simbólica e como um vetor para o desenvolvimento. O projeto articula a cultura também como um direito à cidadania e visa, ainda, à interação entre as mais variadas culturas dos países presentes na Unilab, com a comunidade do Maciço de Baturité/CE.

Nesse contexto, a interculturalidade, para essa iniciativa de extensão, é entendida como um projeto em construção de sociedade, na qual as pessoas se reconhecem a si mesmas e estabelecem o diálogo, valorizando as diferenças e os conflitos daí gerados, nutre-se de perspectivas interdisciplinares para compreender o fenômeno da diversidade cultural, apostando em mudanças na educação, em sua acepção mais ampla.

CONTEÚDO RELACIONADO