Palestra enfoca estratégias energéticas para alcançar metas da Agenda 2063 da União Africana

Data de publicação  13/06/2023, 09:01
Postagem Atualizada há 11 meses

Na próxima sexta-feira (16), ocorre a palestra “Estratégias Energéticas para o cumprimento das metas da Agenda 2063 da União Africana”, com o pesquisador Orlando Cristiano da Silva. Promovida pelo Projeto de Extensão “Engenharia na Sociedade” – coordenado pelo professor Sabi Bandiri -, terá início às 13h30, no Auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, com a emissão de certificado de participação. Inscreva-se neste link.

O objetivo da palestra/debate é propor uma reflexão sobre as estratégias energéticas que podem ser adotadas pelos países africanos para assegurar um desenvolvimento inclusivo e sustentável do continente, de acordo com as Aspirações da Agenda 2063, considerando a atual conjuntura de intensa preocupação com o aquecimento global e crescentes restrições ao uso de combustíveis fósseis

Sobre o palestrante

Orlando Cristiano da Silva é geólogo e doutor em Energia, pesquisador do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP) desde 1997. Foi coordenador de projetos de uso energético da biomassa no Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO) até 2012; supervisor do Serviço Técnico de Caracterização de Combustíveis e Desenvolvimento de Bioenergia (CCODBIO) e gerente do Laboratório de Desenvolvimento de Bioenergia até 2017. Atualmente desempenha as funções de pesquisador da Divisão Científica de Petróleo, Gás Natural e Bioenergia, com foco em estudos sobre o Armazenamento Geológico do CO2.

Palavra-chave