Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Dia 20 (terça-feira) será o lançamento virtual do livro: “Capoeira: passado, presente e futuro de uma prática afro-brasileira” – parceria entre docente da Unilab/CE e da Universidade de Varsóvia, Polônia

Data de publicação  15/06/2023, 10:56
Postagem Atualizada há 2 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Que tal prestigiar o lançamento virtual do livro “Capoeira : passado, presente e futuro de uma prática afro-brasileira”?

O evento acontecerá no próximo dia 20 (terça-feira), às 16h, no canal do youtube Viva Capoeira Viva, via Debate com Ginga.

Sobre o livro

“Capoeira: passado, presente e futuro de uma prática afro-brasileira” é o resultado de uma parceria entre os pesquisadores e antropólogos: Ricardo Nascimento, professor do Instituto de Humanidades e Letras (IHL/Unilab) e Sergio Gonzalez Varela, membro do corpo docente do Instituto de Etnologia e Antropologia Cultural da Universidade de Varsóvia – universidade pública da Polônia, localizada em Varsóvia.

A produto da obra reuniu pesquisadores(as) de todo mundo, sendo o primeiro compêndio sobre a temática da Capoeira, escrito em língua espanhola.

O exemplar digital está disponível em PDF, gratuitamente, no site da Editora Radiadora.

Este livro, escrito em Espanhol, apresenta uma coletânea de textos acadêmicos escritos por especialistas em capoeira. Por meio da colaboração e do diálogo entre antropólogos, educadores, sociólogos, artistas e historiadores que atuam no Brasil e no exterior, discute-se o passado, o presente e o futuro dessa prática afro-brasileira. Em suas páginas, o  leitor encontrará trabalhos que analisam a dimensão histórica da capoeira e sua expansão política, espiritual, militante e global nos dias de hoje.

Finalmente, o livro oferece uma análise da revalorização da mulher na capoeira no Brasil, seu papel de destaque hoje e sua influência na construção de um futuro mais inclusivo para essa forma de arte tradicional afro-brasileira.

Categorias