Projeto de extensão Uniculturas realiza dias 22 e 23/06 evento cultural alusivo ao seu aniversário de 6 anos

Data de publicação  15/06/2023, 08:38
Postagem Atualizada há 10 meses

O projeto de extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Uniculturas: Unidos pela Integração realiza nos dias 22 e 23 de junho evento cultural alusivo ao seu aniversário de 6 anos. Durante esses dois dias, a comunidade unilabiana e a comunidade externa terão a oportunidade de conhecer as ações e atividades do projeto, bem como conhecer todos os eixos do projeto. Também faz parte da programação do evento atividades culturais.

A mesa de abertura do evento intitulada “Uniculturas e sua importância na consolidação da integração e interação na Unilab” acontecerá dia 22/06, quinta-feira, às 14h, no Centro Cultural Carolina Maria de Jesus, Campus das Auroras, e contará com a presença da vice-reitora da Unilab Claúdia Carioca; da pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura  Geranilde Costa e Silva; do coordenador do Uniculturas Pedro Magrini; da vice- coordenadora do projeto Rosalina Tavares; do coordenador do projeto de extensão Diálogos Urbanos  Eduardo Machado; e dos antigos coordenadores do projeto, os docentes Ricardo Nascimento e Leandro de Proença Lopes. Além disso, o evento contará com a presença do egresso da Unilab e fundador do Uniculturas, o professor e doutorando em Estudos Africanos pelo Instituto Universitário de Lisboa, Gislailson Cá. Após a mesa de abertura, em um segundo momento acontecerá a segunda mesa sobre os eixos que fazem parte do Projeto.

No dia 23, sexta-feira, pela manhã, acontecerão as oficinas de danças típicas de Angola e Guiné-Bissau. Pela tarde, no pátio do Palmares II, acontecerá a “Tarde da Integração”, com degustação de pratos típicos dos PALOP, oficinas de danças, tranças e exposição artística. O encerramento do evento (Noite Cultural) acontecerá no Campus da Liberdade, a partir das 19h e contará com a presença dos eixos que fazem parte do Projeto Uniculturas, grupos culturais e artistas locais.

> Clique aqui para acessar a programação completa do evento.

Os estudantes interessados em fazer parte do evento como monitor podem realizar as inscrições, até o dia 18/06, através deste link. Os monitores terão um certificado de 40 horas de extensão pelas atividades durante o evento.

Projeto Uniculturas

O projeto de extensão Uniculturas: Unidos pela Integração, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), coordenado pelo professor Pedro Magrini, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, foi criado por discentes de todas as nacionalidades presentes na Unilab, em 2017, como resultado do esforço de reconhecer, valorizar e divulgar a diversidade cultural existente na universidade, a partir de múltiplas expressões artísticas e culturais mobilizadas por sujeitos a partir de seu contexto de origem.

O valor fundamental que anima suas ações é o da integração. O Uniculturas é composto por “grupos temáticos” de danças africanas, ameríndias e afro-brasileiras, de teatro, moda, poesia, de música e de línguas, que se expressam por meio de oficinas, cursos, apresentações e intervenções localizadas em variados espaços, dentro da Unilab e também nas comunidades do entorno, nas escolas que têm parceria com o projeto, em municípios do Maciço do Baturité/CE e em Fortaleza.

CONTEÚDO RELACIONADO