Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Edital retificado prorroga inscrições até 25 (sexta-feira), para 15 vagas no Masts (ano de 2023)

Inscrições até dia 25 de agosto!

Data de publicação  07/07/2023, 16:20
Postagem Atualizada há 8 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

Nesta segunda-feira (14), o Colegiado do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) divulgou a retificação do Edital Masts nº 01/2023 com prorrogação de prezo de inscrições (até dia 28 de agosto de 2023) e outras alterações.

De acordo com o novo documento (edital_selecao_masts_retificada_2023_versao_final), disponível na página da aba Editais Atuais do Masts, as alteações focam nos referidos itens:

 Item 2 – Números de vagas
O número de vagas oferecidas pelo Mestrado será no total de 15 vagas:
– Das 15 vagas, 08 vagas serão destinadas para ampla concorrência, 05 vagas serão destinadas a ações afirmativas a seguir: 01 vaga para negros(as), 01 vaga para indígenas, 01 vaga para pessoas com deficiência, 01 vaga para pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada quilombola, e 01 vaga para pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada pessoa com identidade trans. Os candidatos que queiram concorrer às vagas destinadas a ações afirmativas deverão manifestar a vontade de concorrer a esta vaga na ficha de inscrição do processo.
– Das 15 vagas (organizadas no Quadro 1), 02 (duas) que não estão relacionadas ao item 2.1.1, serão destinadas aos candidatos internacionais, oriundos dos seguintes países lusófonos, a saber: Timor-Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Item 3 – Inscrições

– Após esse processo, as demais etapas do processo seletivo serão realizadas presencialmente, exceto para candidatos estrangeiros que estejam fora do país.
– Candidato(a) considerado(a) pessoa pertencente a um grupo de ação afirmativa, e que deseje concorrer a vaga como tal, devem indicá-lo no Formulário de Inscrição.      

– Os candidatos internacionais deverão indicar seu endereço eletrônico, na ficha de inscrição, em aplicativo disponível na rede mundial de computadores que permita aplicar a avaliação à distância, em data e horário estabelecidos pela comissão de seleção. 

– Portanto, os candidatos internacionais deverão indicar seu endereço eletrônico, na ficha de inscrição, por meio do qual terá acesso a um aplicativo disponível na rede mundial de
computadores que permita a realização da prova e dá entrevista à distância, em data e horário estabelecidos pela comissão de seleção.
      
Item 4 – Seleção
– O processo de seleção compreenderá as seguintes avaliações de caráter eliminatório e classificatório: avaliação do projeto de pesquisa, avaliação escrita, entrevista em caráter
presencial (com exceção aqueles candidatos estrangeiros que estejam fora do pais), análise do Curriculum Vitae/Lattes e banca de heteroidentificação, conforme o item 4.6 do Edital
MASTS n° 01/2023.
– A Entrevista em caráter presencial do(a) candidato(a) (com exceção aqueles candidatos estrangeiros que estejam fora do pais), na qual se avaliará o seu interesse pelo Mestrado, sua
disponibilidade para o cumprimento das exigências da formação oferecida, sua trajetória acadêmica, seus conhecimentos sobre Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis e
aspectos considerados relevantes pela banca examinadora, relativos às linhas/eixos de pesquisa do MASTS e ao Projeto de Pesquisa apresentado.
 
Leia atentamente o edital retificado!
 
Confira o novo calendário de atividades (de 14 de agosto a 13 de setembro):
 

O colegiado do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) abre inscrições para o processo seletivo de ingresso ao Masts (ano de 2023), de 10 julho a 10 de agosto de 2023.

O Colegiado do Masts instituirá Comissão para a condução do processo de seleção estipulado neste Edital Masts nº 01/2023. O número de vagas oferecidas pelo Mestrado será no total de 15 vagas.

Inscrições

São habilitados à inscrição portadores(as) de títulos de graduação em qualquer área do conhecimento. Serão considerados habilitados(as) apenas portadores(as) de títulos de graduação de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis só aceitará inscrições por via eletrônica. Para tanto, todos os documentos solicitados para inscrição deverão ser digitalizados no formato.pdf e encaminhados para o endereço eletrônico do curso: (selecaomasts@unilab.edu.br), de 10 julho a 10 de agosto de 2023.

Do Processo

Todas as etapas do processo seletivo serão realizadas presencialmente.

O processo de seleção compreenderá as seguintes avaliações de caráter eliminatório e classificatório: avaliação do projeto de pesquisa, avaliação escrita, entrevista em caráter presencial, análise do Curriculum Vitae/Lattes e banca de heteroidentificação, conforme o item 4,6 do Edital Masts nº 01/2023.

Das Bolsas

O Masts recebe bolsas de mestrado da cota de Demanda Social, disponibilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece/CE) e Unilab.

Sobre o Masts

O Mestrado busca a formação interdisciplinar visando promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, por meio da reflexão e da produção de conhecimento acerca da elaboração, divulgação e consumo de tecnologias sustentáveis. Nesse sentido, o Mestrado compreende tanto a formulação de tecnologias voltadas para o enfrentamento das questões que ocupam as agendas nacionais e internacionais sobre a conservação e o uso racional dos recursos naturais, quanto a produção de conhecimento acerca das dinâmicas e das estratégias sociais no trato com a natureza.

A pós-graduação stricto sensu aceita graduados nas diversas áreas do conhecimento interessados em abordar as questões discutidas por ele, no âmbito de suas Linhas de Pesquisa e respectivos eixos, a saber:

Linha 1 – Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável

Eixo 1: Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento sustentável por meio do uso de recursos  naturais;

Eixo 2 – Ciência de dados, métodos computacionais e socioambientais;

Eixo 3 – Química verde e sustentabilidade;

Eixo 4 – Agroecologia e segurança alimentar;

Eixo 5 – Integração de processos educativos e práticas sustentáveis: estratégias para promover a consciência ambiental dos estudantes.

Linha 2 – Sociobiodiversidade e Sustentabilidade

Eixo 1 – Conformação sociohistórica, recursos naturais e agrobiodiversidade.

Outras informações, acesse: www.unilab.edu.br/masts

Categorias