Enfatizar o empreendedorismo para desenvolver as ilhas de São Tomé e Príncipe [48º ano de Independência de STP]

Data de publicação  16/07/2023, 23:16
Postagem Atualizada há 9 meses

Na semana comemorativa ao 48º ano de independência de República Democrática de São Tomé e Príncipe (STP), nação que faz parte dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), parceiros da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), foram realizadas diversas atividades, de 10 a 12 de julho, nos campi da Unilab/CE, com a organização dos discentes da Associação dos Estudantes de São Tomé e Príncipe (AESTP-Unilab/CE).

Dentre as atividades, o destaque foi dado ao hasteamento da bandeira, realizado no dia 12 – dia oficial de independência de STP – na entrada do campus da Liberdade, em Redenção/CE, com a participação dos representantes da Reitoria da Unilab (Roque Albuquerque (reitor) e Cláudia Carioca (vice-reitora), os membros da Associação de STP e vários outros discentes da Unilab. Confira o vídeo no Instagram da Unilab (@unilab.oficial).

Dia 12/07, comemoração do 48º ano de independência de República Democrática de São Tomé e Príncipe (STP) na Unilab

Com o tema central: “Independência transformadora: Empreendedorismo, Economia e desenvolvimento”, foi escolhido pelos membros da AESTP-Unilab/CE, segundo timorense, Edizer Boa Morte, “pensando em soluções de problemas sociais que vamos acompanhando em STP. Tentamos trazer um pouco de nossa realidade”. Para Edizer, um dos destaques, foi o tema do Empreendedorismo. “Sabendo que atualmente o Empreendedorismo é grande vetor econômico. Como podemos trazer soluções empreendedora de forma a desenvolver o país em determinadas áreas, em determinados aspectos”, explicou o discente do estudante do curso de bacharelado em Engenharia de Energias.

Edizer Boa Morte, estudante do curso de bacharelado em Engenharia de Energias.

No quesito da organização da edição de independência de STP, Nery Siqueira, estudante do curso de bacharelado em Humanidades e membra da Associação de STP, relatou que a escolha era apresentar “tudo tradicional. O mais tradicional possível: as músicas, as danças, o teatro, a gastronomia. Para mostrar no lema tudo junto em um pacote só!”. E, ainda, Nery salientou a importância desta comemoração é “marcar a nossa presença a cá. Mostrar nossa cultura, a importância que STP tem“.

Equipe da Secom em gravação externa com os membros da Associação de STP (Soraya, Suy e Nery Siqueira, discente do curso de Humanidades

Escolhemos esse tema porque em STP temos muitos pequenos empreendedores. Apostando no Empreendedorismo por ser muito importante para o desenvolvimento da economia e do país”, informou Edimilsia Vasconcelos, a coordenadora geral da AESTP-Unilab/CE. Quanto a importância da comemoração da independência de seu país, Edimilsia apresentou um breve histórico do país quando colônia de Portugal, e evidenciou a necessidade da ação. “A partir do momento que a gente toma a Independência, nos tornamos livres. Uma pessoa livre é bom! Porque essa pessoa tem a liberdade de entrar e sair, a liberdade de expressar o que sente, o que está acontecendo. Isso é muito importante para nós como nação”.

Edimilsia Vasconcelos, coordenadora geral da AESTP-Unilab/CE

Entre as atividades em torno do tema, a pedagoga e concludente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH), Maria da Luz Carvalho, apresentou, em uma roda de conversa com direito a questionamentos e comentários, na última quarta-feira (12), o resultado de seu trabalho de conclusão, com o tema: “Um passado no encontro com o presente e o futuro: A comunidade da Sundy e o Desenvolvimento Sustentável na Ilha do Príncipe“. O objetivo era pesquisar a relação entre o Empreendedorismo da Empresa HBD e o desenvolvimento da comunidade Sundy.

Maria da Luz Carvalho, bacharel em Humanidades, pedagoga e mestre em Estudo Interdisciplinar pela Unilab

Confira como foi a programação (formato em PDF) e vídeos no Instagram da Unilab (@unilab.oficial).

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO