Prevenção e diagnóstico de hepatites virais: confira informações da Divisão de Assistência à Saúde do Estudante

Data de publicação  10/08/2023, 16:37

Hepatites são inflamações que ocorrem no fígado por causas diversas, tais como consumo excessivo de álcool e outras drogas, uso inadequado de alguns remédios e contaminação por vírus.

As hepatites virais são infecções que por longos períodos de tempo permanecem silenciosas, o que faz com que muitas pessoas se infectem com os vírus causadores, mas não saibam.

Consideradas um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, as infecções causadas pelas hepatites virais são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular.

Dos cinco tipos de hepatites virais, os tipos B e C são os que causam mais doenças e mortes.

Por este motivo, é muito importante realizar testes rápidos em pessoas assintomáticas a fim de estabelecer o diagnóstico precoce das hepatites virais, com o objetivo de reduzir a sua morbimortalidade.

A Divisão de Assistência à Saúde do Estudante (Diase/Propae) produziu o Boletim Epidemiológico sobre Hepatites Virais para informar à comunidade universitária sobre a distribuição dessas infecções no Brasil e nos países parceiros da Unilab. Você pode conferir o Boletim Epidemiológico aqui.

Visando promover o rastreamento precoce das hepatites virais e a prevenção de outros agravos, o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) realizará, com apoio da Diase/Propae, a Ação de Saúde Preventiva em 16/08/2023 no Campus Auroras, entre 8h e 16h. Dentre outros serviços estarão disponíveis testes rápidos para Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis. A testagem ocorrerá de maneira gratuita e os resultados serão disponibilizados em até 30 minutos.

O Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), disponibiliza a vacina contra hepatite A para todas as crianças a partir de 1ano e 6 meses de idade, bem como, esquema de imunização para hepatite B para crianças, adultos e idosos.

No dia 16/8/23, na Ação de Saúde Preventiva, as vacinas  também estarão disponíveis. Traga seu cartão para verificar com a equipe sua situação vacinal.

Participe.

O rastreamento para hepatites virais, HIV e sífilis também está disponível nas Unidades Básicas do SUS. No município de Redenção, a testagem ocorre diariamente, de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde) do município. Consulte a Diase/Propae ou a Secretaria de Saúde do município em que você reside para obter mais informações.

A Diase/Propae disponibiliza à comunidade universitária materiais educativos sobre aspectos importantes para promoção da saúde. Confira aqui: https://unilab.edu.br/materiais-desenvolvidos-coase/

Entre em contato com a Diase pelo e-mail atendimento.diase@unilab.edu.br e/ou via WhatsApp: (85) 3332-6262.

Palavra-chave