Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Campus dos Malês da Unilab celebra formatura de 69 estudantes de 7 cursos

A formatura de colação de grau aconteceu na última quarta-feira (09/08), na Secretaria de Educação de São Francisco do Conde, município onde localiza-se o campus dos Malês.

Data de publicação  11/08/2023, 11:45
Postagem Atualizada há 1 ano
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Um ciclo encerra-se e um novo inicia-se para 69 estudantes de 7 cursos do campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, que graduaram-se na última quarta-feira (09/08), em cerimônia realizada no auditório Paulo Freire da Seduc (Secretaria de Educação de São Francisco do Conde). Colaram grau discentes dos cursos de Bacharelado em Humanidades (34), Relações Internacionais (1), Administração Pública – EAD (2); e Licenciaturas em Letras – Língua Portuguesa (12), História (2), Pedagogia (10) e Ciências Sociais (8).

A discente do curso de Ciências Sociais Helcim Danamon Fernando Fernandes, em seu discurso, agradeceu à comunidade acadêmica e familiares, pelo apoio ao longo da jornada de formação universitária. Ela também destacou o aprendizado e trocas com diferentes culturas no campus dos Malês da Unilab. “Ultrapassamos as fronteiras nacionais, fizemos alguns princípios norteadores da Unilab – a internacionalização – aproximando nesse caso o Brasil com países da África”, disse. Fernandes sublinhou ainda a responsabilidade dos novos profissionais formados pela Unilab. “Com orgulho somos hoje cientistas sociais e, nesse diploma, residirá o nosso compromisso e responsabilidade enquanto profissionais. Parabéns para nós pelo esforço, pela dedicação e pela coragem de sair de nossos países, de nosso lugar de conforto em busca do conhecimento”, disse.

A discente do curso de Humanidades Aminata Camará também lembrou dos esforços para realizar o sonho de uma travessia de formação de nível superior. “Cada um de nós sabemos o quanto tivemos que nos esforçar para cruzar a linha da chegada. Muitos atravessaram o Atlântico para tornarem seus sonhos uma realidade e muitos deixaram as suas cidades, municípios e seus familiares para ir atrás de seus sonhos”, disse. Ela também lembrou dos medos nos primeiros dias na Unilab, das alegrias e desafios enfrentados. “Ainda me lembro do nosso primeiro dia de aulas, todos tomados por um turbilhão de sentimentos, ansiedade, esperança e com muita vontade de poder aprender e talvez um pouco de medo, não é? Do que viria pela frente. Afinal temos medo do que é novo, tudo faz sentido agora. Pois as escolhas que fizemos definem o nosso futuro”, apontou. Ela também pontuou que muitos dos estudantes são os primeiros da família a ingressarem no ensino superior. “Estamos lutando para que possamos ocupar o espaço que nos foram negados ao longo da história”, afirmou.

A oradora do curso de Pedagogia Vanessa de Jesus Rodrigues também destacou o contexto familiar e ancestral a qual pertence. “Hoje somos frutos de todas as sementes que nossos ancestrais plantaram e temos orgulho dessa trajetória. Daqui pra frente desejamos continuar plantando sementinhas revolucionárias por aí e contribuir para uma sociedade cada vez mais justa e democrática, que possibilite que todos tenham acesso à educação de qualidade e que ninguém perca a esperança de dias melhores”, afirmou. Já o estudante de Relações Internacionais José Rodrigues Jamba trouxe uma fala poética sobre realização de um sonho e convivência entre os colegas ao longo da trajetória de graduação. “Com o céu carregado, a chuva era inevitável, as gotas de água serviam para regar o jardim dos nossos sonhos. Foi um período onde conseguimos transformar meros conhecidos em amigos, colegas, em irmãos, entrelaçando os nossos sentimentos e emoções”, apontou.

O estudante de licenciatura em História Albérico da Conceição Santos agradeceu a comunidade acadêmica da Unilab e familiares e, ainda, pontuou a responsabilidade dos novos profissionais formados, no caso específico, dos graduados em História. “Ao localizar a vida do historiador ou professor de História, passamos a entender o quão se faz importante os valores a serem tecidos no âmbito de sua atividade, assim como as responsabilidades que são atribuídas a esses profissionais em sua nova função”, disse. Ele também fez um breve relato até chegar à Unilab, passando pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), até graduar-se em História e, atualmente, iniciar nova etapa em pós-graduação em Antropologia.

Já o orador do curso de Letras – Língua Portuguesa Gilmara dos Santos Silva lembrou dos desafios e da necessidade de seguir os sonhos a partir do fim desse ciclo de graduação e o início de uma nova etapa na vida. “Portanto, meus queridos colegas, nesta solenidade de formatura, convido a todos a valorizar cada passo dado rumo aos nossos sonhos. Cada desafio superado, cada obstáculo vencido, cada aprendizado absorvido. Cada momento vivido nesta universidade, que é um celeiro de conhecimento e de diversidade cultural. Reconheçamos o inestimável valor de nossos sonhos, que nos trouxeram até aqui, e que continuarão a nos guiar em direção a um futuro brilhante”, afirmou.

A vice-reitora Cláudia Carioca, em seu discurso, trouxe os números do campus dos Malês de 900 alunos ativos, dentre os quais 191 são alunos africanos, além de 838 discentes formados pela Unilab, dentre os quais 248 são alunos africanos. “Assim, a Unilab na Bahia cumpre sua missão institucional descrita no Art. 2º de sua Lei de Criação: ‘A Unilab terá como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária, tendo como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional’ ”, apontou.

Cláudia Carioca também destacou a importância de se ter um campus de uma universidade internacional com potencial de desenvolvimento na articulação Sul-Sul e Norte-Sul. Ela avalia esses 9 anos da Unilab na Bahia sob o prisma da superação e lembrou dos esforços da gestão da Unilab para conclusão da obra de construção dos dois blocos acadêmicos anexos, os quais são imprescindíveis para a implantação da Unilab na circunscrição da Região Metropolitana de Salvador e do Recôncavo Baiano. “Hoje, aqui nesta colação de grau, queremos deixar explícito que o Campus dos Malês é Unilab e a Unilab é o Campus dos Malês”, afirmou.

Vice-reitora Cláudia Carioca, com o estudante de Relações Internacionais José Rodrigues Jamba Segunda, vencedor do prêmio Optica de melhor aluno internacional

Fizeram parte da mesa da cerimônia de colação de grau a vice-reitora da Unilab Cláudia Carioca; o pró-reitor de Graduação Thiago de Araújo; o coordenador do curso de Ciências Sociais Márcio André dos Santos; a coordenadora do curso de História Juliana Farias; a coordenadora em exercício de curso de Humanidades Caterina Rea; o vice-coordenador do curso de Letras – Língua Portuguesa Eduardo Santos; a coordenadora do curso de Pedagogia Andreia Silveira; e o coordenador do curso de Relações Internacionais Ercílio Langa.

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