Bolsas têm reajuste com data-base a partir de agosto deste ano

Data de publicação  21/08/2023, 18:33
Postagem Atualizada há 8 meses

Foi publicada nesta segunda-feira (21) a portaria Reitoria/Unilab nº 665, que dispõe sobre o reajuste no valor das bolsas pagas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Todas as bolsas de graduação oferecidas pela Prograd, Proex e PROPPG passarão a R$ 700,00, e as bolsas de Mestrado Acadêmico oferecidas pela PROPPG passarão a R$ 2.100,00. Os efeitos financeiros do reajuste ocorrem a partir de 1º de agosto deste ano.

O reajuste dos valores das bolsas oferecidas internamente pela universidade visa equipará-los aos valores definidos no anexo I da Portaria Capes nº 33, de 16 de fevereiro de 2023, com efeitos financeiros a partir de 1º de agosto de 2023.

Neste sentido, objetivando a devida adequação das bolsas Unilab ao mesmo patamar das bolsas Capes e CNPQ, bem como das demais agências de fomento, os editais de cada programa serão aditivados, contemplando os novos valores das bolsas, segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), somente agorafoi possível implementar a medida, considerando os ajustes internos nos contratos da universidade, os recursos da suplementação orçamentária recebida pelo MEC e recursos orçamentários extraordinários conseguidos pelo reitor, Roque Albuquerque.

Novos Valores

PROGRAMA VALOR (R$)
Bolsa Institucional do Núcleo de Línguas da Unilab (NUCLI) 700,00
Bolsa Remunerada para o Núcleo de Línguas e Linguagens do Campus dos Malês (NULIM) 700,00
Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE) 700,00
Programa Bolsa Monitoria (PBM) 700,00
Programa de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura (PIBEAC) 700,00
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 700,00
Programa de Apoio à(ao) estudante-mãe/pai (ProCIADI) 700,00
Programa de Tutores Juniores (PULSAR) 700,00
Mestrado Acadêmico 2.100,00

O reitor da Unilab encaminhou ao MEC Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) com os novos valores, de modo a garantir a permanência do reajuste para o ano de 2024.

Segundo Roque Albuquerque, o desenvolvimento das atividades acadêmicas por meio da pesquisa e da extensão são fundamentais para o desenvolvimento da universidade e o reajuste das bolsas surge como um mecanismo justo e urgente para proporcionar condições mais adequadas às pesquisadoras e pesquisadores.

Albuquerque afirma ainda que muito tempo sem reajuste dos valores gerou transtornos aos estudantes, que sofrem com a inflação acumulada ao longo dos anos, o que afeta sobretudo a camada mais simples da sociedade, público-alvo da Unilab.

Palavra-chave