Propae torna público edital para solicitação de auxílios do PAES, cronograma e lista de discente para renovação do Programa

Data de publicação  23/08/2023, 11:12
Postagem Atualizada há 8 meses

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) torna público o Edital 04/2023/Propae contendo normas e procedimentos para a solicitação de auxílios do  Programa de Assistência ao Estudante (PAES). As inscrições no Programa de Assistência ao Estudante (Calendário 2023.2) tem início no dia 28/08 e vai até 11/09.

O público alvo do Cronograma de Inserção e Renovação do Programa de Assistência ao Estudante – Ceará e Bahia é de

1.1  Estudantes brasileiros/as de graduação presencial ingressantes das entradas 2020.1, 2020.2, 2021.1, 2021.2, 2022.1, 2022.2 e 2023.1 que desejam se inserir no programa, considerando o quadro de vagas a ser publicado em aditivo;

1.2 Estudantes brasileiros/as e internacionais de graduação presencial convocados nominalmente para renovação, conforme lista em anexo do edital;

1.3 Estudantes  brasileiros/as e internacionais de graduação presencial remanescente da seguinte  convocação (outubro de 2022 e março de 2023) para renovação, que tiveram sua solicitação de auxílio indeferida ou que não efetuaram a inscrição em um dos processos seletivos acima listados.

A Propae informa que, em data posterior, serão divulgadas as orientações acerca da inserção de discentes internacionais ingressantes no semestre 2023.1.

Novidades sobre o Edital e Cronograma do PAES:

O/a estudante poderá acessar o Vídeo Tutorial do Paes, com informações detalhadas sobre os procedimentos de inscrição. Acesse aqui

Etapa de Complementação de Informações: consiste na complementação de informações através do anexo de documentos específicos no módulo de assistência ao estudante, em prazo definido em cronograma.

Atenção para os casos permitidos para complementação de informações:

a) O/a candidato/a apresentar documentos ilegíveis, rasurados, declarações sem assinatura de próprio punho ou com assinatura digitadas e/ou não datadas, declarações e extratos com validade acima de 30 dias, declarações não preenchidas, arquivos corrompidos, sem frente ou verso;

b) O/a candidato/a ou membro familiar apresentar a folha de cadastro dos dados pessoais do CNIS ou folha de resumo do Cadastro Único ao invés do Extrato das Relações  Previdenciárias do CNIS;

c) O/a candidato/a tiver anexado o extrato do Programa Bolsa Família com informações incompletas.

Em hipótese alguma será aceita a complementação de documentos dos estudantes que não apresentaram a documentação geral  e obrigatória completa exigida no processo seletivo, de acordo com a sua situação sociofamiliar (item 8.3.4.7, Edital do PAES).

Acesse aqui o Edital e Cronograma com mais informações sobre esta etapa.

Folheto Informativo do PAEs:  foram elaboradas perguntas mais frequentes acerca dos procedimentos relativos à inserção no programa. Acesse aqui.

Plantão social tira-dúvidas presencial

Aos/ às estudantes público alvo deste cronograma (item 1), serão realizados encontros para socialização de informações, nos seguintes dias e horários, mediante formulário de inscrição:

CEARÁ

Reunião de socialização de informações presencial, Auditório Auroras, no seguinte dia e horário:  24/08, 13h – LINK DE INSCRIÇÃO

Reunião de socialização de informações via plataforma Meet, no seguinte dia e horário: 25/08, 10h – LINK DE INSCRIÇÃO

BAHIA

Reunião via plataforma Meet aos/às estudantes brasileiros, no seguinte dia e  horário:

24/08/2023 (quinta-feira) às 14h – LINK DE INSCRIÇÃO

É essencial a participação dos/as estudantes nestes encontros para socialização de informações. Acontece ainda, no Campi Ceará (Sala da Coest – Bloco administrativo Campus da Liberdade, ao lado do auditório), o plantão social tira-dúvidas presencial, de segunda à quinta-feira, nos seguintes horários: 9h20 às 11h20 e 13h30 às 15h40.

CONTEÚDO RELACIONADO