Prograd divulga Resultado Preliminar da seleção de Tutores Juniores para o Programa Pulsar

Data de publicação  29/08/2023, 13:43
Postagem Atualizada há 8 meses

Nesta quarta-feira (13), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unilab) divulgou o resultado preliminar da seleção de Tutores Juniores para o Programa Pulsar, conforme o Edital PROGRAD n° 29/2023 .

Acompanhe a página do Programa Pulsar!

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital de Seleção de Tutores Juniores para o Programa Pulsar no período letivo 2023.1. As inscrições começam no dia 05/09/2023 e terminam no dia 07/09/2023, até às 23h59 (horário de Brasília). As mesmas serão realizadas por meio de e-mail. O candidato deverá enviar a documentação para o endereço eletrônico do  seu respectivo Instituto, disponibilizado no Quadro abaixo:

Instituto Endereço de e-mail para o qual o candidato deverá enviar sua

documentação para inscrição

Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) icen@unilab.edu.br
Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) energia@unilab.edu.br
Instituto de Humanidades (IH) selecaodetutoresjunioresih@unilab.edu.br
Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) ill@unilab.edu.br
Instituto de Ciências da Saúde (ICS) ics@unilab.edu.br
Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) idr@unilab.edu.br
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) secretaria.icsa@unilab.edu.br
Instituto de Humanidades e Letras do Campus dos Malês (IHL) ihlmales@unilab.edu.br

No ato da inscrição o candidato deverá enviar a seguinte documentação:

I – Ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo I)

II – Declaração de Disponibilidade de Horas (Anexo II) assinada pelo/a candidato/a, disponibilizando 12 (doze) horas semanais para  as atividades de Tutoria.

III– Histórico Escolar, onde deverá ser comprovada a integralização das disciplinas do primeiro e do segundo semestre do curso no qual o/a candidato/a está matriculado/a, no caso de cursos com ciclo único. Para os cursos de 2º ciclo do IH, a integralização das disciplinas do primeiro, segundo e terceiro semestres da terminalidades.

Dos Critérios para Inscrição do Estudante de Graduação:
Poderá se inscrever neste edital, o estudante de curso de graduação presencial da Unilab que comprovadamente:
I. tenha cursado pelo menos o segundo semestre letivo do curso no qual esteja matriculado, no caso de curso de único ciclo;
II. tenha cursado pelo menos o terceiro semestre, do curso no qual esteja matriculado, no caso dos demais cursos do 2º ciclo (Pedagogia, Sociologia, Antropologia, História, Relações Internacionais e Ciências Sociais).
Para atuar como Tutor Júnior, o estudante deverá ter disponibilidade de, no mínimo, 12 horas semanais para se dedicar ao Programa Pulsar.

Das Vagas:

Será ofertado o seguinte quantitativo de vagas:

Instituto

Quantidade de Vagas

Remuneradas (com bolsa)

Quantidade de Vagas Não

Remuneradas (voluntária)

Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) 1 2
Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) 1 2
Instituto de Humanidades (IH) 1 2
Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) 1 2
Instituto de Ciências da Saúde- ICS 1 2
Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR 1 2
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA 1 2
Instituto de Humanidades e Letras do Campus dos Malês (IHL) 1 2

Total de Vagas Remuneradas: 8

Total de Vagas Não Remuneradas: 16

Sobre o Programa Pulsar:

O Programa Pulsar está vinculado à Prograd e constitui-se em instrumento permanente de acompanhamento e orientação acadêmica aos estudantes do primeiro ano dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Unilab, na forma de ações de tutoria, em parceria com os Institutos e Coordenações dos Cursos de Graduação da Unilab. Com isto, o Programa visa promover a adaptação do estudante à Unilab, contribuir para permanência qualificada do estudante nos cursos de graduação, bem como orientar o estudante para uma transição tranquila e organizada da Educação Básica para a Superior e promover ações que auxiliem o fortalecimento acadêmico dos estudantes com vistas à construção de uma experiência acadêmica de excelência.

Para mais informações e ter acesso aos anexos leia o Edital Prograd Nº 29/2023, de 28 de Agosto de 2023.

Veja também a Página do Programa Pulsar.