Abertas as inscrições para o Mestrado em Estudos de Linguagens

Os interessados podem se inscrever de 13 a 27 de outubro, on-line ou presencialmente, para as vinte vagas ofertadas.

Data de publicação  18/09/2023, 18:27
Postagem Atualizada há 6 meses

O Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África lançou edital em que seleciona novos estudantes, com ingresso em janeiro de 2024 (semestre letivo 2023.2). As inscrições ocorrem de 13 a 27 de outubro, on-line ou presencialmente.

São oferecidas vinte vagas, distribuídas entre as linhas de pesquisa. 70% das vagas serão destinadas à ampla concorrência, incluindo uma vaga destinada, obrigatoriamente, a candidatos servidores técnico-administrativos da Unilab e uma vaga destinada, obrigatoriamente, a alunos internacionais. 20% das vagas destinam-se a candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência; e 10% das vagas vão para ações afirmativas relativas às categorias elencadas no edital.

Podem se inscrever portadores de título de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil. Portadores de títulos de Graduação obtidos no Exterior e ainda não reconhecidos no Brasil deverão obter documentação relativa à revalidação do título e apresentá-la no ato da matrícula, sob pena de perda da vaga.

A inscrição pode ser feita, de 13 a 27 de outubro, de duas formas: on-line, com o envio dos documentos exigidos (em pdf) ao e-mail selecaomelmales@unilab.edu.br; ou presencial, na secretaria do MEL Malês, Campus dos Malês, no horário de funcionamento do campus.

A seleção terá avaliação escrita, a ser realizada de forma presencial, no Campus dos Malês; avaliação do anteprojeto de pesquisa, com base nos critérios apresentados no edital; e entrevista oral a ser realizada de forma remota, com base no anteprojeto de pesquisa apresentado, bem como na avaliação escrita realizada. A prova escrita ocorrerá em 6 de novembro.

A concessão de bolsas dependerá da existência de cota, disponibilizada pela CAPES, FAPESB ou por outra agência com a qual o Programa mantenha convênio para esse fim. As bolsas serão distribuídas de acordo com as diretrizes dos órgãos de fomento e com as diretrizes institucionais, quando aplicável.

Sobre o Mestrado em Estudos de Linguagens

O Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (MEL Malês) é um curso presencial e tem como objetivo geral fomentar as pesquisas acerca das africanidades e afrobrasilidades no campo das linguagens, atendendo às demandas contemporâneas vinculadas à cultura, às questões sociais e identitárias, às tecnologias e linguagens e ao aperfeiçoamento educacional da região em que está inserido. Busca, portanto, contribuir para a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para o desenvolvimento econômico e social desses países por meio da formação de pesquisadores/as- professores/as aptos/as a lidar com a pesquisa e o ensino em/da língua portuguesa e literaturas em sua complexidade sócio-histórico-geográfica.

A área de concentração do Mestrado é designada “Afrobrasilidades e africanidades: Linguagens e Culturas” e atende a interesses de pesquisa em diversos campos do conhecimento, de forma multidisciplinar, tais como: Linguística, Linguística Aplicada, Políticas Linguísticas, Literaturas em Língua Portuguesa, Teoria Literária, Literatura Comparada, Educação, Ensino, Estudos Culturais, História, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Artes, entre outras. Há três linhas de pesquisa: Estudos linguísticos e suas Interfaces; Estudos literários e suas Interfaces; e Estudos das linguagens em contextos educacionais.

Leia atentamente o Edital MEL nº 03/2023.

Saiba mais na página do mestrado.

Palavra-chave