Projeto de Extensão debate transição energética, direitos humanos e o poder global, a partir da utopia de Oppenheimer

O projeto irá disponibilizar 80 Vagas. Os interessados podem se inscrever enviado e-mail para: andrealvesdelima@unilab.edu.br.

Data de publicação  20/09/2023, 12:56
Postagem Atualizada há 7 meses

Robert Oppenheimer: físico teórico americano e diretor do Laboratório Los Alamos, do Projeto Manhattan, durante a Segunda Guerra Mundial.

O Projeto de Extensão Conjuntura Internacional, Sistemas de Poder Global e as Perspectivas de Inserção da CPLP no Mundo Multipolar, coordenado pelo professor Sebastião de Lima, do Curso de Sociologia, realiza na próxima segunda-feira, dia 25 de setembro, a partir das 14h, no Auditório E109, do Campus das Auroras, um debate sobre a “Transição Energética, Direitos Humanos e o Poder Global – A Utopia de Oppenheimer”.

Esse tema perpassa as relações entre as novas transições energéticas, os discursos de direitos humanos das potências e o uso da energia nuclear como expressão de poder geopolítico e belicista a partir da análise do Projeto Manhattan dos EUA.

“Com a guerra na Ucrânia despontou novamente a ameaça de uma guerra nuclear em escala global, intenção que foi reduzida com o fim da Guerra Fria no início dos anos 1990. O reposicionamento de novas potências no cenário mundial como a China e a Rússia, avançando em áreas estratégicas para o Ocidente/OTAN/EUA, acirra conflitos e ameaça despontar em um conflito global. Como os direitos humanos dos povos da África, América Latina, Oriente Médio e demais regiões emergentes são percebidas e exercidas em um mundo em ebulição? A utopia de Robert Oppenheimer em utilizar a energia nuclear depois da Segunda Guerra Mundial em benefício da Humanidade fracassou? O evento analisará estas incógnitas”, explica o professor Sebastião de Lima.