Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab recebe visita técnica de servidores da UFC para juntos elaborar estudos de viabilidade no descarte dos resíduos químicos e ambulatoriais produzidos

Data de publicação  21/09/2023, 10:08
Saltar para o conteúdo da postagem
Equipe de técnicos e profissionais da Unilab e da UFC

No último dia 29/08, a equipe de técnicos da Unilab recebeu um grupo de servidores da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA), vinculada à Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFCInfra) da Universidade Federal do Ceará (UFC), para auxiliar na elaboração dos estudos de viabilidade técnica para contratação de empresa que deverá realizar a coleta, o transporte e a destinação dos resíduos químicos e ambulatoriais da nossa universidade.

A visita guiada às instalações da universidade foi organizada pelos profissionais envolvidos com o projeto e vinculados aos institutos de: Desenvolvimento Rural (IDR), Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds) e Ciências Exatas e da Natureza (Icen), com apresentação dos equipamentos e utensílios dos laboratórios didáticos (bloco D), no Campus das Auroras (Redenção/CE). Durante as atividades de capacitação são manipulados os produtos químicos, gerando assim, resíduos tóxicos que não podem ser descartados indiscriminadamente no meio ambiente. 

Para o descarte e armazenamento, a Unilab dispõe de duas salas de Almoxarifado de Reagentes Químicos – Sólidos e Líquidos (bloco D), além da Sala de Descartes (bloco A), que foram visitadas pelos técnicos de ambas autarquias.

Após as visitas in-loco, no período da tarde do  mesmo dia, os integrantes da Unilab e da UFC participaram da apresentação sobre processos, procedimentos, gestão, gerenciamento e manejo adequado de resíduos sólidos, com a palestrante Juliana da Silva, servidora da PEGA/UFC.

Entre os participantes estiveram: o corpo técnico da Pega/UFC Infra (Lucas Holanda, Juliana da Silva, Marcílio Moura e Geovany Torres) e os servidores da Unilab: Igor da Silva (Deegea/Cied/Proadi); Julie Anne Azevedo, Henrique de Oliveira e Fernanda Rodrigues (IDR); Victor Noronha (Instituto de Ciências da Saúde (ICS); André Luis de Oliveira, Yasmine Aquino, Camila Peixoto e Débora da Costa (Icen) e Bruno de Castro Amoni (IEDS).

Sobre a apresentação

A atividade foi dividida em dois blocos: o primeiro, apresentou o conceito dos resíduos sólidos, suas características, as legislações aplicáveis e a destinação ambientalmente adequada. A segunda parte, explanou especificamente sobre resíduos químicos gerados em laboratórios de instituições de ensino. Foram abordadas questões sobre o manejo adequado; tratamento de produtos químicos decorrentes de aulas práticas, conforme normas as normas brasileiras; acondicionamento levando em consideração a incompatibilidade química; e disposição final dos produtos considerados rejeitos. Ainda, foi relatado o gerenciamento de resíduos na UFC, os resíduos mais comuns, as problemáticas e suas soluções, o processo licitatório para a contratação da empresa especializada pela coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada.

Encaminhamentos pela Unilab

Segundo Igor Emmanuel, engenheiro Ambiental e Sanitarista da Divisão de Eficiência Energética e Gestão Ambiental (DEEGEA/Unilab), os encaminhamentos abrangem desde a elaboração do termo de referência para contratação de empresa especializada para coleta, transporte e destinação ambientalmente adequada. Além da gestão participativa com todos os setores geradores de resíduos sólidos, para a sensibilização ambiental para a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; a elaboração de campanhas socioeducativas no âmbito da comunidade acadêmica sobre a segregação e coleta seletiva dos resíduos sólidos e a inclusão da educação ambiental em eventos acadêmicos, com foco na temática de gerenciamento de resíduos sólidos.

Categorias
Palavra-chave