Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Inscrições até hoje (quinta, 5)! São 149 vagas ofertadas de monitores do Programa de Bolsa de Monitoria

Data de publicação  27/09/2023, 16:51
Postagem Atualizada há 7 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) lançou o edital nº 32/2023, em que seleciona monitores para o Programa de Bolsa de Monitoria no Período Letivo 2023.1. São ofertadas 42 vagas remuneradas (com bolsa) e 107 vagas voluntárias nos mais diversos cursos e institutos.

As inscrições ocorrem de 3 a 5 de outubro, com resultado final em 19 de outubro. Os monitores estarão vinculados ao programa de 23 de outubro a 18 de dezembro deste ano.

Pode se inscrever o estudante de graduação que comprovadamente tenha cursado a disciplina ou disciplina equivalente da vaga de monitoria a que esteja concorrendo; tenha sido aprovado, com média igual ou superior a 7,0, na referida disciplina; possua disponibilidade de 12 horas semanais para dedicar-se à monitoria.

A seleção poderá ocorrer em até três etapas eliminatórias, a depender do critério adotado por cada Comissão de Seleção. As etapas são: carta de intenção; entrevista; e apuração do Índice de Desempenho do Estudante (IDE).

As convocações dos candidatos serão realizadas pela Pró-Reitoria de Graduação, por meio da página do Programa de Bolsa de Monitoria: https://unilab.edu.br/pbm/.

Vagas

Há vagas nos cursos de Administração Pública, Agronomia, Antropologia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Computação e Informática EaD, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Energias, Farmácia, Física, História, Humanidades, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química, Relações Internacionais, Serviço Social e Sociologia. Confira no edital as disciplinas.

Atividades

As atividades de monitoria acadêmica devem totalizar 12 horas semanais, distribuídas a critério do docente orientador da disciplina, que também definirá dias e horários das atividades de modo que não conflitem com dias e horários das disciplinas que o monitor está cursando.

O Plano de Atividades de Monitoria, elaborado pelo professor orientador da disciplina, definirá as atividades a serem desenvolvidas pelo monitor. Entre as atribuições do monitor estão desenvolver atividades de monitoria presenciais, remotas ou híbridas; auxiliar de modo virtual os estudantes em plantões de dúvidas on-line das disciplinas; apresentar trabalho científico, durante a Semana Universitária, no Encontro de Monitoria Acadêmica, com os resultados obtidos a partir de sua vivência no Programa de Monitoria, entre outras.

Sobre o programa

O Programa de Bolsa de Monitoria (PBM) está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em conjunto com os cursos de graduação, e tem como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, promovendo maior interação entre discentes monitores, discentes matriculados nas disciplinas e docentes ministrantes das disciplinas ofertadas neste edital.

A monitoria é uma experiência pedagógica oferecida ao estudante do curso de graduação, compreendendo atribuições auxiliares relativas às atividades acadêmicas associadas a componentes curriculares, sob a supervisão de um professor orientador. Assim, o PBM busca integrar a monitoria ao processo formativo, despertando o interesse do estudante pela carreira docente.

Categorias
Palavra-chave