Com a temática sobre Psicologia Social, Live do Laboratório (Lapdea) acontece nesta sexta-feira (29)

Data de publicação  27/09/2023, 11:50
Postagem Atualizada há 7 meses
Nesta sexta-feira (29), às 19h30, via canal do Youtube acontecerá a Live: Diálogos do Laboratório de Pesquisas e Estudos Psicossociais sobre Desenvolvimento, Aprendizagem, Afetos e Relações Humano-Ambientais (LAPDEA).
Inscreva-se !
A atividade é vinculada à Linha de Pesquisa 1 do Laboratório, com o tema: “Psicologia Social: dimensão ético-política e diálogos epistemológicos com os Povos e Comunidades Tradicionais”, com a mediadora Fátima Bertini, coordenadora do Laboratório.
O palestrante será o professor Luiz do N. Carvalho da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em Goiás, membro pesquisador e as convidadas: Ana Maria Eugênio – Quilombola – doutoranda em História Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Flor Fontenele, cigana da etnia Rom – mestranda do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH/Unilab).
Outras informações via e-mail: (lapdea@unilab.edu.br).

Sobre o LAPDEA

O LAPDEA constitui um Grupo de Pesquisa do CNPq. Possui três linhas de pesquisa, sob a coordenação da psicóloga, Fátima Bertini, professora vinculada ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab).

Na primeira, tem o objetivo de investigar o Desenvolvimento e a Aprendizagem em Povos e Comunidades Tradicionais, na perspectiva do Pensamento Decolonial e da Epistemologia Afrorreferenciada. Na segunda linha de pesquisa, analisa o Desenvolvimento e a Aprendizagem em estudantes do Ensino Médio que se preparam para a entrada na universidade ou para o mercado de trabalho, enfatizando aspectos socioculturais, vulnerabilidades socioemocionais, bem como analisa relações entre os processos educativos, o trabalho e contextos de inovação em adultos. Na terceira linha, analisa os afetos no âmbito ético-político, estuda a memória como processo sócio-histórico-cultural em comunidades, instituições ou contextos educacionais e investiga a subjetividade, o meio ambiente e as relações humano-ambientais, à luz da Psicologia Ambiental e da Educação Ambiental. Analisa também os impactos subjetivos e afetivos em mudanças ou transformações nos ambientes urbanos e rural.