PETHL participa do XIV Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, no Cariri

Data de publicação  02/10/2023, 15:46
Postagem Atualizada há 7 meses

De 25 a 30 do ultimo mês de setembro, o grupo do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras Língua Portuguesa (PETHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) participou do XIV Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, sediado pela Universidade Regional do Cariri (Urca), Crato/CE, região do Cariri.

Sob a orientação da tutora professora Antonia Suele Alves, os bolsistas do PETHL protagonizaram cinco trabalhos que foram aprovados e apresentados sob os seguintes títulos e autorias:

1. “Revista África na Unilab: aplicação das epistemologias do Sul Global em favor da lei 10.639/03”, de Jardel Felipe Rocha, Luís Brion e Franklin José Paulo.

2. “A importância das bonecas Abayomi para a história do combate ao racismo”, de Antônia Kácia Bezerra, Graça Filipe e Vitória Barros.

3. “O Projeto África na Unilab-ANU do PET de Humanidades e Letras como mecanismo de combate ao racismo”, de Luís Brion, Vitória Barros e Analtina Cussitala.
4. “A relevância dos livros didáticos no ensino de História: uma análise das materialidades externas e internas de LDs da coleção História, Sociedade e Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior”, de Iara Vieira e Vitória Barros.

5. “Vozes sublimes: a expressão da solidão feminina na escrita contemporânea”, de Antônia Kácia Bezerra.

O Artefatos da Cultura Negra é um congresso de caráter internacional e multidisciplinar que busca criar um território de conhecimentos e de promoção de educação antirracista, envolvendo universidades, ativistas dos movimentos sociais, escolas de educação básica e comunidades tradicionais, ao mesmo tempo em que se constitui enquanto espaço importante de proposição de políticas públicas antirracistas.

A XIV edição teve como tema “20 anos da lei nº 10.639/03: Educação, Democracia e Justiça Racial”, uma lei com a qual o PETHL vem se alinhando por meio dos seus projetos “África na Unilab – ANU” e “Internacionalização e Interiorização”, visando contribuir com a promoção de uma educação antirracista e uma didática com História e cultura dos países africanos e que integram a Unilab.

A participação do grupo PETHL foi financiada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, via custeio que o grupo recebe anualmente para investir nas atividades e ações que visam impulsionar a produção da pesquisa e o desenvolvimento do ensino e extensão universitária.

Para a docente tutora Antonia Suele Alves, a participação dos bolsistas no evento foi de grande valia para o grupo, pois “serviu de momento de partilha de experiência, intercâmbio cultural e aprendizado, sobretudo um aprendizado que será traduzido nas futuras produções do grupo como forma de continuar na vanguarda de promoção da tríade que compõe a Unilab e na qual se alicerça o Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras”.

Palavra-chave