Prograd divulga relatório de locais de prova Enade 2023. Sábado (18) é o prazo final para estudantes habilitados no Enade se cadastrarem. Cuida!
Nesta sexta-feira (17), a Coordenação de Regulação, Avaliação e Censo (Corac/Prograd), divulgou os Relatório de locais de prova dos estudantes que se inscreveram no Enade 2023.
Confira os relatórios pelos cursos (campi em Redenção/CE):
A equipe da Corac/Prograg pede que leiam atentamente as instruções mais detalhadas que tratam da preparação e dia do exame, constante do Edital 37/2023.
Outras informações na página da Prograd/Unilab – Enade
Termina no dia 18 de novembro o prazo para estudantes concluintes – brasileiros e internacionais – habilitados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) acessarem o sistema do Exame para preencherem cadastro. Este ano, os cursos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) que participam do Enade são Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Farmácia e Enfermagem. A prova será aplicada no dia 26 de novembro de 2023.
- Confira aqui o Guia dos Estudantes para Enade 2023, com as informações sobre o Enade, os habilitados e como acessar Sistema Enade, onde além de preencher cadastro, o estudante deverá acompanhar a situação de sua inscrição, preencher questionário e consultar local de prova.
O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Ele avalia, de forma trienal, um determinado grupo de cursos de graduação, com o objetivo de verificar o rendimento dos concluintes desses cursos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Estão habilitados para o Enade 2023:
– estudante ingressante de um dos cursos citados acima, que iniciou o respectivo curso no ano de 2023, e está devidamente matriculado e possui menos de 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até 31/08/2023, ou
– estudante concluinte de um dos cursos acima que integralizou 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não colou grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023 (31/08/2023); ou ainda
-estudante que, independentemente do percentual de integralização atual, tem previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024.
Mesmo habilitados, o estudante deve verificar com a coordenação do curso se a inscrição está regularizada.
Os estudantes inscritos no Enade na condição de ingressantes não respondem o questionário do estudante e não participam da prova Enade. Entretanto, a inscrição é obrigatória para cumprimento do componente Enade Ingressante.
No total, são 395 alunos da Unilab inscritos para esta edição, sendo 293 ingressantes (que são dispensados da prova) e 102 concluintes que devem comparecer ao exame.
“Como a Unilab é uma IES (Instituição de Ensino Superior), é importante pra ela analisar o desempenho do grupo de estudantes daquele curso e, também, conseguir comparar o resultado do desempenho do seu curso em relação a outros cursos do mesmo estado, região e/ou país. O Conceito Enade é um indicador de qualidade, então, seu resultado ajuda a compreender se a formação ofertada para aquele curso acompanha o que outros cursos do país estão ofertando. Outra questão é que esse indicador é insumo para cálculo de outros indicadores, que também mostram a qualidade do curso. Assim, obter um bom resultado no exame melhora o prestígio daquele curso e da Unilab junto à sociedade, que recebe os alunos formados para atuarem como profissionais”, explica Andressa Suelly de Oliveira, coordenadora da Coordenação de Regulação, Avaliação e Censo da Unilab (Corac/Prograd).
Confira o calendário do Enade 2023:
Estará irregular com o Enade 2023 estudante concluinte, devidamente inscrito que:
– não responder o questionário do estudante, ou
– não comparecer à prova e não apresentar justificativa, ou
– apresentar justificativa fora do prazo ou com motivo não previsto no edital, ou ainda, não apresentar a documentação que justifique seu pedido de dispensa.
Neste caso, o estudante irregular precisará aguardar até 1º de agosto de 2024, quando o INEP emitirá ato regularizando a situação desses discentes. Só então, poderá colar grau.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Nos dias 03 a 05/09, acontece II Simpósio Internacional dos Países Lusófonos, evento da área de Saúde organizado pelo PPG – Enfermagem
- Curso de Engenharia de Energias recebe nota 5 (máxima) na avaliação de Renovação e Reconhecimento do Inep/MEC
- Atuação internacional de profissional de Farmácia é tema de palestra virtual dia 18/01, às 9h30
- De 30/10 a 1º/11 acontece a I Semana de Engenharia de Alimentos, no campus das Auroras; inscrições abertas
- Campus dos Malês da Unilab completa 9 anos nesta sexta-feira (12/05)