Três cursos da Unilab recebem reconhecimento do MEC em 2023 e obtêm conceito 4

Data de publicação  11/10/2023, 13:51
Postagem Atualizada há 6 meses

Reunião da comissão de avaliação com os alunos do curso de Farmácia. Foto: Prograd/Unilab.

Os cursos de Engenharia da Computação, Farmácia e Letras – Língua Inglesa, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), receberam, em 2023, reconhecimento pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Os processos de reconhecimento de curso e renovação de reconhecimento de curso são atos regulatórios que possibilitam à Unilab emitir (ou continuar emitindo) diplomas aos graduados. Ao final de todo o processo, há um relatório da comissão de avaliadores, em que consta a análise acerca das informações apresentadas pelo curso e a realidade encontrada durante a visita pelos avaliadores. É gerado, assim, o Conceito de Curso (CC), que vai de 1 a 5; a nota igual ou superior a 3 indica qualidade satisfatória.

Reunião da comissão de avaliação com os docentes do curso de Farmácia. Foto: Farmácia/Unilab.

Confira informações de cada curso reconhecido na Unilab em 2023:

Farmácia: conceito 4 (satisfatório). A avaliação ocorreu de 20 a 22 de setembro. O curso funciona no Campus das Auroras, em Redenção/CE, e oferta 30 vagas por semestre, na modalidade presencial, com algumas disciplinas EaD. Na época da avaliação contava com 197 discentes e 19 docentes, todos doutores.

Engenharia da Computação: conceito 4 (satisfatório). A avaliação foi realizada de 16 a 18 de agosto. Funcionando no Campus das Auroras, na modalidade presencial, o curso oferta 40 vagas por semestre. No período da avaliação tinha 133 estudantes e 23 professores, sendo 22 doutores e um mestre.

Letras – Língua Inglesa: conceito 4 (satisfatório). A avaliação ocorreu de 28 a 30 de junho. O curso funciona na modalidade presencial, no Campus das Auroras, e oferta 40 vagas semestralmente, contando na época da avaliação com 132 estudantes e sete docentes, todos doutores.

Além disso, neste ano houve renovação de reconhecimento dos cursos de Agronomia (conceito 4), Bacharelado em Humanidades – Bahia (4) e Bacharelado em Humanidades – Ceará (nota 4)

Dirigentes do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e do curso de Agronomia, ao finalizar a última reunião da visita de avaliação para a renovação de reconhecimento do curso. Foto: IDR/Unilab.

Como ocorre o processo de avaliação de cursos?

São necessárias algumas etapas para haver o reconhecimento do curso, como a avaliação in loco – que tem sido virtual para a maioria dos cursos e assim ocorreu em todos os cursos avaliados na Unilab, em 2023 –, considerada a primeira etapa, e que se divide em dois momentos: reuniões e visitas às instalações.

Ocorrem cerca de 8 reuniões virtuais, das quais participam reitor, pró-reitor de Graduação, procurador educacional institucional da Unilab, coordenadora de Regulação, Avaliação e Censo, diretor e vice-diretor do instituto do qual o curso faz parte, coordenador e vice-coordenador do curso, professores e alunos do curso e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unilab.

O segundo momento da avaliação é a visita virtual às instalações, que leva de 3 a 5 horas, podendo ser divididas em dois dias, se necessário. São visitados, pela comissão, os espaços dos campi onde os cursos funcionam: salas de aula, da coordenação, da secretaria, de orientação, de empresa júnior e sala coletiva de professores; gabinetes de docentes; copa, banheiros, laboratório de informática e outros, auditórios, biblioteca, corredores, pátios, escadas, elevadores e rampas, biotério, Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), restaurante universitário, e outros espaços de ensino e pesquisa.

A avaliação in loco culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam as informações apresentadas pelo curso relacionadas à realidade encontrada durante a visita.

Após as reuniões e a visita às instalações, ocorre a análise documental. É nesse momento que será avaliado o volume de documentos que a coordenação do curso reuniu, previamente à visita, e dividiu em mais de 50 pastas disponibilizadas em nuvem, que correspondem aos indicadores do instrumento de avaliação de cursos de graduação. Trata-se de instrumento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os documentos são considerados evidências de que o curso atende aos indicadores de três dimensões desse instrumento – Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura – e são analisados por uma comissão de dois avaliadores do Inep/MEC, os quais atribuem um conceito de 1 a 5 a cada um dos mais de 50 indicadores do instrumento.

Palavra-chave