Professor da Unliab está na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo em 2022

Cleiton Sousa dos Santos é o único cientista da Unilab a constar neste importante rol do meio acadêmico mundial.

Data de publicação  24/10/2023, 15:46
Postagem Atualizada há 6 meses

Um feito em particular que eleva e leva o nome da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) para o mundo. É assim que pode ser definido o fato do Prof. Dr. José Cleiton Sousa dos Santos, do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS), está na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo em 2022, elaborada pela Universidade de Stanford (EUA) e divulgada anualmente pela revista Plos Biology do grupo Elsevier.

“Acredito que estar presente em um ranking internacional de produção científica reveste-se de múltiplas importâncias para o pesquisador, ainda que o significado e o impacto possam variar conforme o contexto. A inclusão em tais rankings eleva a visibilidade tanto do pesquisador quanto de suas pesquisas, gerando reconhecimento não apenas na comunidade acadêmica, mas também em âmbitos mais amplos, o que, por sua vez, contribui para a reputação tanto do pesquisador quanto de sua instituição”, explica Cleiton Sousa.

Ele é o único cientista da Unilab a constar neste importante e reconhecido rol do meio acadêmico mundial, pois aqueles que conseguem fazer parte desta lista estão entre os 2% mais influentes do mundo em suas respectivas áreas. Em nosso Estado, a Universidade Federal do Ceará (UFC) é, de forma disparada, a instituição de ensino superior que tem mais representantes, uma vez que 18 nomes do seu quadro docente aparecem na lista.

Prof. Dr. Cleiton Sousa: “Estar presente em um ranking internacional de produção científica reveste-se de múltiplas importâncias para o pesquisador.”

“Muitas agências de financiamento, sejam elas governamentais ou privadas, consideram o desempenho do pesquisador em rankings de produção científica como critério ao conceder financiamentos, podendo um posicionamento destacado potencialmente aumentar as chances de acesso a recursos para pesquisa. A notoriedade em tais rankings pode, adicionalmente, atrair colaboradores de diversas partes do mundo, enriquecendo o escopo de pesquisa dos pesquisadores, fomentando a diversidade de perspectivas e incentivando a interdisciplinaridade”, ressalta Cleiton Sousa.

O estudo para cravar a lista com os cientistas mais influentes do mundo utiliza como critério principal o número de citações dos trabalhos dos cientistas no banco de dados da editora Scopus, uma das maiores do mundo na área de publicações científicas. O trabalho padronizou dados de 22 campos de atuação e 176 subáreas de estudo. O ranking leva em conta o impacto das publicações (número de citações) e variáveis como a posição do pesquisador na lista de autores (primeiro autor, autor correspondente, líder do artigo etc.).

Para ver e entender a metodologia da lista Clique Aqui.

“O PGEA/Unilab acredita que a inclusão de pesquisadores no ranking de cientistas mais influentes do mundo desempenha um papel fundamental na promoção e valorização da pesquisa científica global. Esse reconhecimento destaca o impacto e a relevância das contribuições desses cientistas para o avanço do conhecimento em diversas áreas”, destaca, para, logo em seguida, acrescentar:

“Além disso, serve como um incentivo para que cientistas continuem a realizar pesquisas de alta qualidade, buscando soluções para os desafios contemporâneos. Esses rankings também são valiosos para instituições acadêmicas e de pesquisa, como a Unilab ajudando na identificação de colaboradores e orientadores de destaque, o que, por sua vez, atrai talentos e recursos para suas atividades. Em última análise, a visibilidade proporcionada pelos rankings de cientistas mais influentes fortalece a comunidade científica e contribui para a disseminação do conhecimento, influenciando a tomada de decisões em políticas públicas e impulsionando avanços que beneficiam a sociedade como um todo”.

“Por fim, diz Cleiton Sousa, um desempenho sólido em rankings de produção científica pode influenciar positivamente o avanço na carreira acadêmica e conceder aos pesquisadores uma voz mais influente na formulação de políticas científicas tanto a nível nacional quanto internacional. Entretanto, é imperativo que se busque um equilíbrio entre a busca por reconhecimento em rankings e a manutenção dos princípios de qualidade, ética e relevância nas pesquisas, lembrando que tais rankings não são a única medida de excelência no campo da pesquisa.

Resumo da Formação Acadêmica – Cleiton Sousa:

• Graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará, UECE (2008)
  • Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, UFC (2011)
  • Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, UFC (2015)
  • Doutorado em Biociencias Moleculares pela Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha (2015)
  • Pós-Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, UFC (2015)

Currículo Lattes!