Aberta chamada para Exame Presencial de Proficiência em Línguas Estrangeiras do NucLi/Unilab

Data de publicação  31/10/2023, 18:49
Postagem Atualizada há 4 meses

O Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) lançou o edital nº 24/2023, em que abre chamada para participação no Exame Presencial de Proficiência em Línguas Estrangeiras (Epples). O exame se direciona a estudantes interessados em comprovar proficiência em leitura em inglês ou espanhol. As inscrições ocorrem de 1º a 12 de novembro, neste formulário, em que o candidato deverá escolher apenas uma das línguas.

Podem participar os discentes matriculados regularmente nos cursos de pós-graduação (stricto sensu e lato sensu) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e, como público externo, estudantes matriculados em pós-graduações de outras instituições de ensino superior.

As vagas são divididas da seguinte forma: Língua Inglesa, 75 vagas (60 para discentes de pós-graduação da Unilab e 15 para público externo); e Língua Espanhola, 50 vagas (40 para alunos de pós-graduação da Unilab e 10 para público externo).

Os critérios de seleção para os alunos da Unilab respeitarão o limite de vagas e estão listados a seguir, da ordem de maior prioridade a menor prioridade: I – Alunos matriculados no componente curricular Dissertação ou Tese; II – Alunos matriculados no componente curricular Qualificação; III – Alunos matriculados no componente curricular Proficiência; IV – Demais alunos dos programas de pós-graduação da Unilab; V – Alunos externos à Unilab.

Já os discentes do público externo devem indicar, na inscrição, o critério V (alunos externos à Unilab) e anexar seu comprovante de vínculo com programa de pós-graduação stricto sensu ou lato sensu da respectiva instituição de ensino superior. O critério de seleção para o público externo é a ordem de inscrição e comprovação de vínculo com programa de pós-graduação stricto sensu ou lato sensu externo à Unilab.

A inscrição será confirmada por envio de e-mail e, posteriormente, através de homologação da lista de inscritos, a ser divulgada na página eletrônica do Instituto de Linguagens e Literaturas e no site do NucLi, de acordo com o cronograma do edital, item 7.

O candidato que tiver a sua inscrição indeferida poderá interpor recurso nos dias 17 a 21 novembro de 2023, após a divulgação da lista de inscrições. O e-mail para o envio da mensagem é nucleodelinguas.ill@unilab.edu.br.

Sobre o exame

As provas ocorrerão em 1º de dezembro, no período da tarde.

O NucLi não define aprovação ou reprovação dos candidatos no exame de proficiência, apenas certifica-os com um índice de aproveitamento (nota de 0 a 10). Assim, é de responsabilidade dos programas de pós-graduação solicitantes estabelecer critérios de aprovação (nota de corte).

O exame de proficiência elaborado pelo NucLi tem como foco a avaliação da competência leitora. O desempenho dos candidatos em relação a outras habilidades linguísticas, como produção escrita e oralidade, não estão previstos no teste.

O NucLi emitirá declaração de desempenho na língua estrangeira a cujo teste o candidato se submeter. Para a emissão da declaração institucional de participação no exame, será necessário que o candidato obtenha a nota mínima 7,0. A declaração dos aprovados terá validade de dois anos a partir da data de realização das provas.

Cada candidato é responsável por fazer o download de sua própria declaração disponibilizada, no máximo, 20 dias após a divulgação do resultado final, no site do NucLi.

Para o esclarecimento de dúvidas, envio de recursos e solicitações de informações, contate a Coordenação Geral do NucLi pelo e-mail nucleodelinguas.ill@unilab.edu.br.

Palavra-chave