Propae divulga o resultado final [retificado] da seleção de estudantes internacionais para Programa de Assistência ao Estudante (Paes)

Data de publicação  16/11/2023, 17:46
Postagem Atualizada há 5 meses

No dia 04/12, a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) divulgou o Resultado Final (Retificado) da seleção de estudantes internacionais para Programa de Assistência ao Estudante (Paes), referente ao edital nº 06/2023 – cursos presenciais de graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) para o Programa de Assistência ao Estudante (Paes).

Confira novas informações na pagina de Editais do PAES/Propae.

Leia atentamente o edital e anexos.

Poderão se inscrever no processo seletivo estudantes internacionais regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação da Unilab, preferencialmente oriundos da rede pública de ensino e/ou com renda per capita de até um salário mínimo e meio vigente, ingressantes no semestre 2023.1 ou remanescente do semestre 2020.2 que tenha chegado ao Brasil no semestre 2023.1.

As inscrições ocorrem até 21 de novembro neste formulário. Entre 24 e 27 de novembro ocorre a etapa de complementação de documentos. O resultado preliminar sai em 29 de novembro e o resultado final em 1º de dezembro.

As exigências para participar do edital são: estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da Unilab; estar frequentando regularmente as aulas; possuir renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio; estar dentro do tempo de permanência permitido no Programa, conforme artigo 17 da Resolução Ad referendum CONSUNI/UNILAB nº 31, de 30 de Julho de 2021.

O processo seletivo será realizado pela Comissão de Seleção e de Acompanhamento da Permanência ao Estudante (Cosape) vinculada à Coest/Propae, conforme cronograma de seleção – ver aba “Processos Seletivos” na página do Programa de Assistência ao Estudante (Paes).

A seleção terá análise documental e o estudante poderá ser convocado para entrevista, caso seja observada a necessidade de complementação de informações. O não comparecimento à entrevista no dia e horário agendados implicará na desclassificação do candidato.

Uma vez selecionado, o discente permanecerá no programa até 10 de janeiro de 2025. Prestes a expirar esse período, a Coest/Propae convocará o estudante, por meio de publicação do cronograma de seleção no site oficial da Unilab, para realizar o pedido de renovação do(s) auxílio(s).

Auxílios disponíveis

– Auxílio Moradia: concedido com o objetivo de garantir condições de residência nos municípios sede dos campi da Unilab ao estudante cujo grupo familiar resida distante da sede do curso presencial no qual se encontre regularmente matriculado (fora da zona urbana dos municípios dos Campi), cujo acesso aos campi seja dificultado pela ausência de transporte regular, pela distância ou outros fatores devidamente justificados com documentação pertinente. Valor de R$ 380,00 mensais.

– Auxílio Instalação: concedido com o objetivo de apoiar os estudantes beneficiários do Auxílio Moradia a proverem condições de fixação de residência nos municípios sedes dos Campi da Unilab no que se refere à aquisição de mobília, eletrodomésticos, utensílios domésticos, entre outros itens. Poderá ser requerido quando da solicitação do Auxílio Moradia, no valor correspondente a uma parcela, no mínimo, e no máximo duas parcelas do Auxílio Moradia, sendo concedido individualmente e uma única vez.

– Auxílio Alimentação: concedido com o objetivo de complementar despesas com alimentação. Valor de R$150,00 mensais.

Palavra-chave