Prograd divulgou novos resultados da seleção de bolsistas bolsistas e voluntários do PET [Edital nº 41/23]. Acompanhe!

Data de publicação  17/11/2023, 10:15
Postagem Atualizada há 5 meses

A Coordenação de Ensino de Graduação e Seleção (Coegs), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), divulgou, nesta quarta-feira (13), o Termo Aditivo II, o Resultado Geral e o Resultado Final para os selecionados na seleção para bolsistas remunerados e voluntários do Programa de Educação Tutorial – PET/SESu, referente ao edital nº 41/2023.

Confira os demais resultados: Resultado das Entrevistas, Resultado PreliminarAditivo I, Ordem das Entrevistas, Resultado da Dinâmica em Grupo e Resultado da Carta de Intenção.

Confira a página do PET.

O Edital Prograd Nº 41/2023 torna público aos graduandos da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e do Bacharelado em Humanidades o processo de seleção para bolsistas (com remuneração de R$ 700) e voluntários (sem remuneração) do Programa de Educação Tutorial – PET/SESu. O período de inscrições é de 17/11/2023 a 20/11/2023.

As inscrições serão realizadas via e-mail pethl@unilab.edu.br, onde devem ser anexados documentos conforme Edital Prograd Nº 41/2023.

Poderão candidatar-se a bolsista PET estudantes que atendam às seguintes condições:

– estar regularmente matriculado e cursando do 2º ao 4º semestre, para os graduandos do Curso de Letras – Língua Portuguesa e do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades;
– apresentar Índice de Desempenho do Estudante (IDE) igual ou maior que 7,0;
– não ter reprovação em qualquer disciplina;
– ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do Programa.
Vínculo empregatício inviabiliza a participação no PET tanto na condição de bolsista quanto na de voluntário.

Quadro de vagas:

O primeiro lugar entre os candidatos graduandos do Bacharelado em Humanidades assume bolsa já disponível. E o primeiro e o segundo lugar entre os candidatos graduandos do curso de Letras – Língua Portuguesa assumem as duas bolsas já disponíveis.

O processo seletivo consta de quatro etapas: análise do histórico escolar e da documentação; carta de intenção; dinâmica de grupo; e entrevista.

Programa de Educação Tutorial

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, com tutoria de um docente e participação de professores colaboradores, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os objetivos do Programa são os seguintes:

– desenvolver atividades acadêmicas com padrão de excelência, mediante a atuação de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
– contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, a diminuição da evasão e a promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
– promover a formação de profissionais de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural;
– formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
– estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior;
-estimular a vinculação dos grupos a áreas prioritárias e a políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais e regionais, e a interiorização do programa.

Todas as informações sobre esse processo seletivo encontram-se no Edital Prograd Nº 41/2023.

CONTEÚDO RELACIONADO