MIH promove debates sobre formação docente e educação antirracista dias 29 e 30/11, nos campi da Unilab no CE
O Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) promove no dias 29 e 30 de novembro debates sobre a formação docente, a partir da perspectiva de intelectuais negros, e os desafios para a construção de uma educação antirracista, tendo o professor Billy Malachias como palestrante. O evento é voltado para professores e estudantes das Licenciaturas, professores da Educação Básica e o público interessado nas temáticas.
No dia 29 de novembro, a palestra intitulada O pensamento intelectual e insurgente de Milton Santos e a formação docente no Ceará: possibilidades de ensino e pesquisa, acontece no auditório do campus da Liberdade da Unilab, em Redenção/CE, às 19h.
Já no dia 30 de novembro, a roda de conversa intitulada A Formação de professores e a atualidade das Diretrizes Curriculares para o Ensino de História, Cultura Africana e Afro-Brasileira, será no auditório do campus das Auroras da Unilab (Redenção/CE), a partir das 14h.
Esses eventos são realizados pelo projeto Formação de professores para o desenvolvimento social no Ceará – uma iniciativa interinstitucional articulada pela FUNCAP, composto por oito Programas de Pós-Graduação de universidades cearenses (Unilab, UFC, UECE, UVA, URCA , IFCE e Unifor) e aprovado em edital do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG/CAPES).
Sobre o evento:
- Palestra: O pensamento intelectual e insurgente de Milton Santos e a formação docente no Ceará: possibilidades de ensino e pesquisa.
29/11/2023 (quarta-feira) 19h às 22h
Auditório Campus da Liberdade (Unilab, Redenção/CE)
- Roda de Conversa: A Formação de professores e a atualidade das Diretrizes Curriculares para o Ensino de História, Cultura Africana e Afro-Brasileira
30/11/2023 (quinta-feira) 14h às 18h
Auditório Campus das Auroras (Unilab, Redenção/CE)
Sobre o palestrante: Antonio Carlos “Billy” Malachias é doutorando em Geografia Humana (USP), mestre em Geografia Humana (USP) e graduado em Geografia USP). É pesquisador do do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro – NEINB/USP; conselheiro consultivo da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP). Foi consultor do MEC/SECAD na elaboração do Plano de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Desde 2009, assessora Secretarias Estaduais e Municipais de Educação nas áreas de Formação Continuada, Orientações Curriculares e Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais.
CONTEÚDO RELACIONADO
- De 06/12 a 06/01/25, mestrado Interdisciplinar em Humanidades abre inscrições para ingresso no semestre 2025.1
- Roda de conversa online intitulada “Educação Afrocêntrica ou Antirracista?” ocorre dia 21/10, às 19h
- Inscrições abertas para III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, que será nos dias 27 a 30/11
- Hoje (quarta-feira, 20) é o prazo final para inscrições no prêmio Optica 2023 (estudantes do CE e BA)
- II Encontro Nacional do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades está com inscrição para Ouvintes até o dia 24/11