Roda de conversa “Português como língua de herança” ocorre no próximo dia 5, on-line

Data de publicação  29/11/2023, 17:34

O Projeto Rede IsF: Formação e Ensino em Português como Língua Adicional (PLA) realiza, no próximo 5 de dezembro, a roda de conversa “Português como língua de herança”, tendo como convidada a professora mestra Marília Pereira, leitora do Instituto Guimarães Rosa na Universidade Heidelberg – Alemanha.

O evento ocorre on-line, na plataforma Google Meet, das 9h às 11h, tendo como público a comunidade nacional e internacional, interna e externa à Unilab. Inscreva-se neste formulário até 4 de dezembro.

Serão discutidas questões pertinentes ao Português como língua de herança, que, na perspectiva da pesquisadora Edleise Mendes (2012, p. 20), caracteriza-se “pelos contextos em que o português e sua cultura são ensinados a filhos de lusofalantes imigrados, em diferentes partes do mundo, representantes de diferentes línguas-culturas em português”. A autora aborda o tema no artigo “Vidas em Português: Perspectivas culturais e identitárias em contextos de português Língua de Herança”.

O Projeto Rede IsF: Formação e Ensino em Português como Língua Adicional (PLA), coordenado pela professora da Unilab Kaline Mendes e tendo como bolsista Marília Mozart, organiza-se em dois eixos: (1) a ação de formação de professores de PLA, e (2) a promoção de ações de ensino PLA para fins acadêmicos e/ou específicos. Em sua primeira vertente, o projeto prevê a oferta de cursos e rodas de conversa para a formação de professores, nas modalidades presencial, remota ou híbrida, a depender do contexto, das condições sanitárias e orçamentárias. O público-alvo constitui-se de estudantes de Letras e profissionais com formação na área especificada, membros da comunidade interna e externa à Unilab.

Palavra-chave