Até 07/12, abertas inscrições para o Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros

Data de publicação  05/12/2023, 10:07
Postagem Atualizada há 5 meses

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) divulga edital Nº 08/2023/SAAEI/Propae/Unilab, que trata do processo seletivo e os critérios para o preenchimento de vagas no Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE) para as entradas de 2023.2 e 2024.1.  O público-alvo é formado por estudantes regularmente matriculados(as) em um dos cursos de graduação da Unilab na modalidade presencial. O valor da bolsa será de 700,00 (setecentos reais) mensais. As inscrições devem ser feitas até o dia 07 de dezembro.

O PAIE é destinado a auxiliar estudantes internacionais ingressantes à Unilab e tem como objetivo acolher, acompanhar e orientar o estudante internacional na sua chegada à Unilab, inserção e regulamentação na vida acadêmica, visando contribuir para a integração entre os estudantes e com o contexto em que se insere a Unilab.

Vagas

a) Serão ofertadas 10 (dez) vagas com bolsa, sendo 03 (três) tutores/as para Bahia, e 07 (sete) tutores/as para o Ceará.
b) Serão ofertadas 10 (dez) vagas para voluntários/as, sendo 05) (cinco)tutores/as voluntários/as para Bahia, e 05(cinco) tutores/as voluntários/as para o Ceará.
c) As vagas com bolsa serão distribuídas da seguinte forma: 03 vagas para o Instituto de Humanidades e Letras (Bahia), 01 (uma) vaga para cada um dos demais Institutos do Ceará.
d) Os demais estudantes classificados que estejam fora das 20 (vinte) vagas comporão um quadro de suplentes e poderão ser convocados para atuar na tutoria a qualquer momento, dependendo da demanda da instituição.

Requisitos para candidatura
Para se candidatar a uma das vagas, o interessado/a deverá:

-Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da Unilab na modalidade presencial;
-Não possuir bolsa em uma das modalidades da Unilab, com exceção de auxílios do Programa de Assistência do Estudante – PAES;
-Apresentar a documentação exigida no item 6 do edital Nº 08/2023/SAAEI/Propae/Unilab.
-Não apresentar qualquer reprovação por falta em seu histórico acadêmico;
-Ter concluído pelo menos 2 (dois) semestres presenciais concluídos na Unilab;
-Não estar cursando o último semestre do curso no qual está matriculado na Unilab;
-Ter e-mail e número de celular ativos para contatos com a equipe do PAIE, a serem fornecidos no ato da inscrição ao edital;
-Ser residente em Acarape ou Redenção, para candidatos do Ceará, e em São Francisco do Conde, para candidatos da Bahia.

Inscrições
A inscrição para o Processo Seletivo de candidatos ao Programa de Tutoria de Estudantes Estrangeiros (PAIE) ocorrerá exclusivamente pela internet. O/a candidato/a deverá acessar e preencher o Formulário de Inscrição presente neste link e anexar documentos conforme edital Nº 08/2023/SAAEI/Propae/Unilab.

Processo seletivo consta de duas etapas:

– 1ª: Envio da documentação correta e completa para análise do perfil do/a requerente;
– 2ª:  Entrevista realizada, presencialmente, com o/a candidato/a;
– 3ª: Participação no curso de capacitação (apenas os classificados nas etapas anteriores, dentro do limite das vagas para bolsistas e voluntários).

Cronograma

Todas as informações sobre esse processo seletivo encontra-se no edital Nº 08/2023/SAAEI/Propae/Unilab.

CONTEÚDO RELACIONADO