Campus dos Malês da Unilab recebe doação de dois veículos da Receita Federal, nesta quarta-feira (06/12)
O campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) recebeu na manhã desta quarta-feira (06/12) duas caminhonetes 4 x 4, na modalidade de doação, por parte da Receita Federal. Os veículos foram recebidos pelo técnico- administrativo em educação Wellington Júnior e a diretora do campus dos Malês Mírian Reis, que enfatizou a importância da parceria com esse órgão, para a comunidade universitária da Unilab.
“Hoje [06/12], a gente recebe dois veículos que vão ser úteis pra comunidade do campus dos Malês, com baixa quilometragem rodada, revisão feita e carros em excelentes estados de conservação. É mais um passo no fortalecimento de nossa parceria importante com a Receita Federal, órgão com a qual temos avançado nas estratégias para regularização da documentação dos estudantes internacionais de forma mais fluida, dinâmica, com menos impacto de deslocamento e, assim, os estudantes conseguem abrir contas bancárias e ser inseridos nos programas de assistência”, aponta a diretora Mírian Reis. A Receita Federal, a partir deste ano, tem atuado em parceria com a Unilab para agilizar e facilitar o fluxo para que os estudantes internacionais possam tirar o documento CPF.
Ainda segundo a diretora, os veículos serão úteis para as atividades de pesquisa, ensino e extensão e para as ações administrativas. O gestor de transporte do campus dos Malês Jonatas dos Santos também enfatiza a importância desse incremento na frota, para essas atividades do campus dos Malês da Unilab. “A doação é importante porque reforça o quantitativo, permitindo que consigamos atender mais demandas. Hoje temos mais de 90 professores na casa e 5 veículos não são suficientes para atender todos os pedidos de viagens”, pontua Santos. Ele aponta que atualmente o campus dos Malês possui os seguintes veículos: dois ônibus, um micro-ônibus e, agora, com a doação, passa a ter 4 caminhonetes.
A doação da Receita Federal acontece por conta de uma renovação de sua frota já de 10 anos e, a partir disso, houve uma destinação dos veículos usados para outros órgãos parceiros como a Unilab. “Sabemos da necessidade da universidade, de transporte dos alunos e de docentes também”, aponta Francisco Lessa, superintendente regional da Receita Federal/Bahia e Sergipe. Ainda segundo Lessa, “esperamos que o cumprimento da missão da Unilab possa ficar mais fácil agora com a ajuda da Receita Federal do Brasil. Isso faz parte de nossa política de cidadania fiscal, mostrando outro lado do nosso órgão que não é só aquele de força, que às vezes é necessário, mas em alguns momentos temos também o lado orientativo e de aproximação com a comunidade e também com os alunos”, contextualiza.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Ciclo de debates online “Conhecimento, Cultura Islâmica e Religiosidade” ocorre dia 8/11, às 14h30; inscrições abertas
- Festival das Culturas apresenta a diversidade de artes e sabedorias no campus dos Malês, nos dias 29 a 31/10; confira a programação
- Até 27/10, abertas inscrições no processo seletivo especial, que oferta 128 vagas nos cursos de graduação, pelo Programa de Ações Afirmativas
- No dia 24/10, às 14h, no auditório do campus dos Malês, acontece roda de conversa “Mulheres africanas, sistema de saúde e tecnologias ancestrais de autocuidado”
- Hoje (segunda-feira, 16) é o último dia de inscrição no Mestrado em Estudos de Linguagem – ingresso em 2025