Até 19/12, abertas inscrições para estudantes interessados em compartilhar moradia com ingressantes internacionais

Data de publicação  14/12/2023, 09:32
Postagem Atualizada há 4 meses

Conforme edital Nº 10/2023/SAAEI/Propae/Unilab, a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) torna público que se encontram-se abertas as inscrições para organização de Cadastro de Estudantes da Unilab no Ceará e na Bahia interessados/as em compartilhar moradia (Estudante Acolhedor/a) com ingressantes internacionais (angolanos/as, caboverdianos/as, guineenses, moçambicanos/nas, santomenses e timorenses) da Unilab, do semestre letivo 2023.2, bem como estudantes remanescentes de Processos Seletivos de Estudantes Internacionais anterior que tiveram sua entrada posterior autorizada pela Unilab. Os interessados podem inscrever-se até o dia 19 de dezembro.

Requisitos para candidatura

Os/as estudantes veteranos/as interessados/as (Estudantes Acolhedores/as) em compartilhar moradia com estudantes internacionais ingressantes deverão atender aos seguintes requisitos:

– Ser angolano/a, brasileiro/a, cabo-verdiano/a, guineense, moçambicano/a, santomense ou timorense, matriculado/a regularmente em um dos cursos de graduação presencial da Unilab;
– Estar regularmente matriculado e frequente, até a data de publicação do presente Edital a partir do segundo semestre regular do seu curso de graduação presencial na Unilab;
-Possuir endereço residencial comprovado nos municípios de Acarape/CE; ou Redenção/CE; ou São Francisco do Conde/BA;
– Assinar o Termo de Compartilhamento de Moradia.

Os/as estudantes ingressantes, interessados/as em ser acolhidos por estudantes veteranos/as (acolhedores)da Unilab deverão atender aos seguintes requisitos:
– Serem estudantes aprovados no PSEI – Processo Seletivo de Estudantes Internacionais – 2023 Edital Prointer nº 004/2023, que tenham assinado carta de aceite para estudar na Unilab, em um dos seus cursos de graduação presencial a partir do semestre letivo 2023.2, bem como estudantes remanescentes de Processo Seletivo de Estudantes Internacionais anterior que tiveram sua entrada posterior autorizada pela Unilab;
– Assinar o Termo de Compartilhamento de Moradia.

Serão ofertadas até 231 vagas com ajuda de custo para os estudantes ingressantes a serem acolhidos. Será disponibilizada Ajuda de Custo para acolhimento de estudantes internacionais, no valor de até R$ 1.500,00 (mil reais) por estudante acolhido. A Ajuda de Custo será repassada ao estudante acolhedor em parcelas mensais de R$ 300,00 (trezentos reais) por estudante acolhido, até o período máximo de 05 (cinco) meses previsto em edital.

Etapas do processo de seleção/ inscrição para estudante acolhedor /a

A Seleção para estudantes interessados/as em participar do edital Nº 10/2023/SAAEI/Propae/Unilab, na condição de Estudante Acolhedor/a constará das seguintes Etapas:

O/a candidato/a à Estudante Acolhedor/a deve:
– Acessar, preencher corretamente, anexar todos os documentos e enviar o formulário eletrônico para Cadastro de informações pessoais/residenciais (Anexo II do presente edital);
– Enviar a documentação completa constante no Anexo III do Edital, na forma e no período previsto no Cronograma (Anexo I);
-Participação no Seminário de Capacitação para a Acolhida, conforme Cronograma (Anexo I do Edital).

Estudante Acolhido/a:
– o/a estudante acolhido deverá enviar o Termo de Compartilhamento de Moradia devidamente assinado, constante no Anexo VI do  Edital.

Cronograma

Link para acesso ao formulário eletrônico para Cadastro de Informações Pessoais/Residenciais do/a Estudante Acolhedor/a:
Ceará: https://forms.gle/67nommz99zLyu9qf7
Bahia: https://forms.gle/Gfneu646BXFSBVGu9

> Todas as informações sobre essa seleção para o Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE) encontram-se no edital Nº 10/2023/SAAEI/Propae/Unilab.

CONTEÚDO RELACIONADO