Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

III Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África está com inscrições de trabalhos até dia 15 (segunda-feira). Participe!

Data de publicação  11/01/2024, 13:13
Postagem Atualizada há 3 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

A iniciativa tem como entidades proponente o Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA), do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa, o MESCTI e o MEP, com o apoio Institucional pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No âmbito científico e académico, temos parceira científica com as universidades de Angola, a Universidade Católica, a Universidade Agostinho Neto e o Núcleo de Estudantes de Investigação Científica dos Estudantes de Saúde de Angola (NICESA).

Para além disso, destacamos a parceira Internacional da 3ª edição do Encontro a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e o Centro de Estudos Africana (CEA), Campus dos Malês, da Bahia.

Chamada de trabalhos

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável entrou oficialmente em vigor em 2016, em todos os Estados-Membros das Nações Unidas. A Agenda estabelece as prioridades e aspirações do Desenvolvimento Sustentável Global até 2030, com o objetivo de mobilizar esforços em torno de um conjunto de 17 objetivos e metas comuns.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam um apelo global à ação com vista à erradicação da pobreza, redução de todas as formas de desigualdade, à preservação do meio ambiente e do clima, bem como garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam usufruir de melhores condições de vida.

Os ODS são diretrizes para o Desenvolvimento Global em áreas cruciais para a humanidade e para o planeta. Não obstante, têm surgido questionamentos da universalidade da Agenda 2030, assim como da sua implementação e aplicabilidade em contextos do Sul Global, com enfoque especial em África.

Dada a natureza transversal dos objetivos da Agenda 2030, nesta 3ª edição do Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África (EJICPLP), aceitamos a submissão de trabalhos tanto qualitativos como quantitativos em todas as áreas de estudo relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável, bem como reflexões teóricas no âmbito das ciências que exploram de forma crítica a relevância dos ODS, avaliando das metas alcançadas e dos desafios ainda por cumprir.
A nossa expectativa é receber trabalhos de alta qualidade neste Encontro, que aspira a ser Fórum privilegiado de compartilhamento de ideias, resultados de pesquisa e de discussões enriquecedoras entre académicos e sociedade civil. 

Encorajamos especialmente a submissão de trabalhos que apresentem reflexões capazes de contribuir para a redução da pobreza e a proteção do meio ambiente, impulsionando a inovação nos âmbitos social, cultural, económico e tecnológico, com a finalidade de promover a paz e a prosperidade no mundo.

Submissão dos trabalhos até dia 15/01

A Chamada de trabalhos encontra-se a decorrer com o prazo de submissão prorrogado até 15 de Janeiro de 2024. A condições de submissão encontram-se descritas na página CHAMADA DE TRABALHOS.

Informações
O Conselho Científico do evento selecionará 30 Comunicações para apresentação oral, que assumirá um formato presencial ou virtual desta 3ª Edição do EJICPLP com lugar a 27, 28, 29 de março 2024, em Luanda, Angola. Devem ser somente submetidos trabalhos de investigação em curso ou realizados nos últimos 5 anos, de investigadores com idade entre os 18 anos e os 40 anos.

SUBMISSÃO DE RESUMOS
Só serão considerados os resumos (abstracts) submetidos através do deste formulário de inscrição, que só será considerado se devidamente e integralmente preenchido.
Os resumos deverão adequar-se aos critérios estabelecidos pela Comissão Científica do evento, designadamente:
a) Os temas submetidos devem ser no âmbito do tema central – Desenvolvimento Sustentável;
b) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e orador;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 4;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 4 comunicações livres;
e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o orador, que deverá estar indicado no formulário de submissão;
f) Cada investigador poderá apresentar, no máximo, 2 propostas de comunicações livres;
g) A idioma de apresentação das comunicações livres é o Português;
h) O campo para o resumo das comunicações é entre 250-400 palavras.

Os resumos serão avaliados pelos membros da Comissão Científica. A resposta da aceitação ou rejeição será enviada um mês antes do evento.

DATAS
– Data de limite para submissão de resumos: até 15 de Janeiro de 2024.

– Datas do evento: 27, 28, 29 de março 2024

Outras informações na pagina do evento (https://www.encontrojovensinvestigadorescplp.org/).

Sobre o evento

O Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África (EJICPLP) foi lançado em 2021 no âmbito da CPLP, que engloba nove países, com um enfoque especial em seis deles. O principal objetivo deste Encontro é envolver os jovens investigadores como agentes de mudança numa comunidade dinâmica e em evolução.

O projeto visa promover a investigação no quadro dos países da CPLP, para capacitar a geração mais jovem e como prioridade para investimento e desenvolvimento sustentável nos países, especialmente nas nações africanas.

Realizaram-se dois encontros em Lisboa, um em julho de 2021 e outro em maio de 2022, para promover discussões e investigações sobre temas críticos, respetivamente: Digitalização no Desenvolvimento em África (1º Encontro) e Ciência na Inovação em África (2º Encontro). Estes encontros superaram as expectativas em termos da qualidade dos debates, da excelência e diversidade dos trabalhos apresentados e do nível de envolvimento dos participantes.

A novidade deste 3º Encontro, com o tema A Ciência como contributo para a realização dos ODS da Agenda 2030, reside no facto de acontecer em Angola e com a colaboração do Governo de Angola, através do Ministério de Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação (MESCTI) e o Ministério Economia e Planeamento de Angola (MEP). Esta é uma ideia que se pretende reproduzir nos restantes países da CPLP em edições futuras.

O país anfitrião é Angola, numa nova fase em que o Encontro se descentraliza, após as bem-sucedidas realizações em Portugal. A escolha baseou-se na significativa participação dos seus jovens em eventos anteriores, demonstrando o seu grande interesse nas atividades do projeto.

Esta escolha visa também proporcionar a académicos e investigadores dos estados-membros da CPLP a oportunidade de participar num fórum internacional e trazer uma perspectiva endógena para as discussões.

Categorias