Projeto de extensão promove debate sobre a complexa conjuntura Internacional em 2024

O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 18/01, a partir das 15h, na Sala 207, da Unidade Acadêmicas dos Palmares (II).

Data de publicação  11/01/2024, 16:55
Postagem Atualizada há 3 meses

O Projeto de Extensão Conjuntura Internacional, Sistemas de Poder Global e as Perspectivas de Inserção da CPLP no Mundo Multipolar, coordenado pelo professor Sebastião de Lima, do Curso de Sociologia, promoverá na próxima quinta-feira, dia 18/01, a partir das 15h, na Sala 207, da Unidade Acadêmicas dos Palmares (II), o debate intitulado “Conjuntura Internacional 2024 – Brics, África, Oriente Médio, Eleições nos EUA e Rússia.

Para participar deste evento, que dispõe de 40 vagas, basta enviar solicitação para o e-mail: andrealvesdelima@unilab.edu.br

A referida atividade tem como objetivo, segundo o organizador, “construir um panorama de perspectivas para o cenário internacional do ano que se inicia. O acréscimo de novas nações ao bloco de países que formam os Brics e o papel do continente africano na nova remodelagem do mundo multipolar; as possibilidades de paz ou o acirramento das guerras envolvendo Israel e os palestinos, russos e ucranicanos; e as eleições norte-americanas, são os principais eventos que provocam incógnitas e instabilidades”.

Assim, continua o Sebastião de Lima, “Esses eventos, em conjunto ou separadamente, podem desencadear profundas rupturas em escala global ou regional. Quais consequências surgirão com a ampliação dos Brics? O declínio da hegemonia dos Estados Unidos/Europa/OTAN é irreversível? Como as eleições presidenciais nos EUA afetará a América Latina e o mundo? São indagações que serão respondidas no evento, apontando combinações de possibilidades possíveis”.