Proadi apresenta novos veículos que garantem mobilidade e inclusão para toda a comunidade universitária

Há a previsão, no decorrer de 2024, da alocação de mais veículos, inclusive ônibus e micro-ônibus para atendimento a viagens intermunicipais.

Data de publicação  12/01/2024, 13:16
Postagem Atualizada há 3 meses

A Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) deu início, desde o dia 18 de dezembro de 2023, a prestação de serviços de transporte no âmbito de suas unidades/campi no estado do Ceará, utilizando um novo formato de contratação. O novo formato de contratação, decorrente do Pregão Eletrônico SRP nº 08/2023, envolve a disponibilização de uma solução integrada e completa por parte da empresa terceirizada, incluindo veículos, motoristas, manutenção, combustíveis e demais encargos.

De início, foram disponibilizados três novos veículos, sendo: um ônibus intercampi, com acessibilidade para cadeirantes, garantindo mobilidade e inclusão para toda a comunidade universitária; uma van com capacidade para 21 lugares, destinada prioritariamente ao atendimento às demandas acadêmicas dos institutos; e uma camionete, para atendimento às demandas acadêmicas e administrativas.

Ao longo de 2024, conforme disponibilidade orçamentária, há a previsão de ser viabilizada a alocação de mais veículos, inclusive ônibus e micro-ônibus para atendimento a viagens intermunicipais decorrentes de demandas acadêmicas dos institutos.

“A concretização desta nova solução é resultado de um esforço conjunto da gestão superior da Unilab para garantir maior disponibilidade, conforto, segurança e acessibilidade para a comunidade acadêmica, demonstrando seu comprometimento em facilitar o acesso aos diversos espaços onde são desenvolvidas as atividades de ensino, pesquisa e extensão e em promover uma experiência acadêmica enriquecedora em todas as instâncias”, explica a Proadi.

E em seguida, a Pró-Reitoria acrescenta: “Com esta medida, a Unilab busca não apenas otimizar a logística universitária, mas também proporcionar condições ideais para o pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas, fortalecendo seu compromisso com a excelência educacional e o bem-estar de sua comunidade”.

Destaca-se nesta contratação a importância do transporte com acessibilidade para atender estudantes Pcd e com baixa mobilidade, como defesa do princípio de acessibilidade e mobilidade para que esses/as estudantes possam acompanhar as atividades acadêmicas nos diferentes campi da Unilab.

O transporte com acessibilidade era um sonho antigo do Núcleo de acessibilidade e Inclusão e Diversidade (Niadi) vinculado à coordenação de Direitos Humanos e Ações Afirmativas (CDHAA) da Pró-reitoria de Política Afirmativas e Estudantis (Propae). “Hoje esse sonho torna-se realidade, e com parcerias e recursos esperamos ampliar e melhorar nosso atendimento à comunidade acadêmica”, conclui.