Até 25/01, abertas inscrições para curso de extensão em Língua Árabe

Data de publicação  22/01/2024, 12:24
Postagem Atualizada há 3 meses

Até o dia 25 de janeiro, estão abertas as inscrições para o curso de extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Língua Árabe (módulo 1), do projeto ” Valorizando Diferenças: língua árabe, afro-muçulmanas e culturas africanas no Campus dos Malês e Recôncavo Baiano”, coordenado pela docente da Unilab Fanny Longa Romero. As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento e envio de formulário eletrônico, que encontra-se neste link.

No total, estão sendo ofertadas 25 vagas, sendo 10 vagas para a comunidade interna (discentes); 10 vagas para a comunidade externa; e 5 vagas para a comunidade interna (docentes e taes).

O curso inicia no dia 27 de janeiro e vai até o dia 25 de abril. As aulas acontecem todos os sábados das 10h às 12h, na modalidade híbrida/campus dos Malês (município de São Francisco do Conde/BA).

Projeto de extensão

O Projeto de extensão “Valorizando Diferenças: língua árabe, afro-muçulmanos e culturas africanas na Unilab e no Recôncavo Baiano” propõe contemplar ações em diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade, especificamente, no Recôncavo Baiano. O projeto visa a oferta do ensino-aprendizagem de língua árabe na Unilab, campus dos Malês, e a construção de diálogos interdisciplinares com a sociedade sobre comunidades afro-muçulmanas em São Francisco do Conde, a partir de iniciativas de estudantes africanos dos PALOP, que participam de redes de comunidades muçulmanas com outras localidades do Recôncavo Baiano.

Este projeto aponta para a necessidade de ensino-aprendizagem de língua árabe e da visibilidade social de culturas afro-muçulmanas na região do Recôncavo, nas relações entre língua e identidade, com foco na diáspora africana no Brasil. A relevância do projeto envolve a integração, efetiva de estudantes africanos, de origem guineense, moçambicana, e de brasileiros muçulmanos, adeptos ao Islã. O projeto busca promover a compreensão da interculturalidade crítica entre a universidade e a sociedade, nos vínculos identitários de fenômenos sociais como cultura, religião, língua, comunicação e etnicidade. O projeto contempla ações sobre os processos culturais, linguísticos e religiosos de afro-muçulmanos na Bahia para um público diversificado da sociedade, de comunidades muçulmanas, escolas, pesquisadores, redes sociais e da comunidade universitária (estudantes, docentes, técnicos).

O Projeto propôs um Curso básico de formação de língua árabe, em dois módulos, com duração de um semestre cada um. O primeiro módulo terá como conteúdo principal a alfabetização e a leitura em árabe e desenvolvimento de competências para expressão em situações concretas e recorrentes, com introdução à fonética, fonologia e morfologia nominal e verbal. O segundo módulo, por sua vez, aperfeiçoará o estudo de nomes e verbos e apresentará elementos invariáveis (preposição, advérbio, conjunção).  O material didático a ser utilizado é composto por gramática e dicionários já consagrados na pedagogia da língua árabe, além de contribuições significativas disponíveis na internet. Além disso, durante o curso, será produzido material próprio tendo como de referências os materiais já existentes.

O Projeto propõe realização de curso, uma vez por semana, em dois semestres. A partir de noções gramaticais, procurará adequação às demandas atuais de conhecimento de Árabe, ao nível dos alunos e à nossa realidade. O curso será realizado presencialmente, todos os sábados, das 10h às 12h, pela manhã, no Campus dos Malês. O curso propõe também o plano “b”, com a realização à distância pelo Google Meet, no mesmo período, caso houver a dificuldade das salas de aula.