Hoje (segunda-feira-29), é o prazo final para inscrição na seleção do Programa de Bolsas Institucionais do Núcleo de Línguas

As inscrições serão realizadas pelo e-mail nucleodelinguas.ill@unilab.edu.br do dia 25/01/2024 até 23h59min do dia 29/01/2024.

Data de publicação  25/01/2024, 14:11
Postagem Atualizada há 3 meses

O Núcleo de Línguas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (NucLi/ILL/Unilab) informa que está aberta a seleção de bolsistas para o Programa de Bolsas Institucionais do Núcleo de Línguas para as áreas de Língua Portuguesa como língua adicional e Língua Francesa.

Este Processo Seletivo Simplificado tem a finalidade de propiciar a formação, inicial e continuada, e a capacitação em idiomas do corpo docente, do discente e dos técnicos-administrativos da instituição, de professores de idiomas da rede pública de Educação Básica, bem como a formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística que esteja alinhada com as diretrizes de internacionalização da nossa instituição.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos anexos à mensagem eletrônica:

Ficha de inscrição (arquivo salvo em formato PDF). A ficha está disponível no anexo I deste Edital.

Histórico do curso de graduação salvo em PDF.

Comprovante de matrícula salvo em PDF.

Cópia de documento oficial de identidade com foto; ou passaporte ou RNE, no caso de estrangeiros.

Currículo Lattes atualizado na Plataforma Lattes e salvo em PDF com as suas devidas comprovações somente de documentos relacionados à língua-alvo escolhida, todos constantes de carga horária explícita em horas (Cf. Anexo III – BAREMA PARA PONTUAÇÃO DO CURRICULO VITAE conhecimento em língua estrangeira).

Os candidatos – brasileiros e estrangeiros – deverão participar obrigatoriamente da Prova didática e da Entrevista, a serem realizadas pela Comissão Avaliadora do NucLi/ILL, em data específica informada no item 8 deste Edital.

Os candidatos das áreas de Francês que não possuam nenhuma certificação de proficiência linguística deverão participar obrigatoriamente da Prova didática e da Entrevista, a serem realizadas pela Comissão Avaliadora do NucLi/ILL, em data específica informada no item 8 deste Edital.

Do perfil do candidato

Estão aptos a concorrer no presente processo seletivo para as bolsas institucionais:

Os candidatos que tiverem Comprovantes válidos de testes ou certificados de proficiência na língua escolhida (Francês), em nível mínimo B1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para línguas (QECR)(Cf. Anexo II deste Edital).

Para o Processo Seletivo da área de Língua Francesa, alunos de qualquer curso de graduação da Unilab que a) possam comprovar proficiência linguística em francês ou b) possuam experiência comprovada no ensino de francês.

Para o Processo Seletivo de Portuguesa como língua adicional, alunos do Curso de Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa da Unilab ou que tenham cursado a disciplina “Ensino de Português como Língua Adicional”, constante na grade curricular do curso de Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa, cuja nota de aprovação tenha sido igual ou maior que 7,0 (sete), a ser comprovada pelo histórico, e que estejam cursando, no máximo, o sexto semestre letivo.

Para mais informações leia:

Edital Nucli-ILL Nº 02/2024 – 25 de Janeiro de 2024

Anexo I:  Ficha de inscrição para bolsista.