Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Seminário comemora o centenário do nascimento de Amílcar Cabral

Este evento, que acontecerá nos dias 30 e 31/01, é uma iniciativa no âmbito da integração cultural e acadêmica no contexto da Unilab.

Data de publicação  25/01/2024, 17:03
Postagem Atualizada há 3 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

A Unilab, por meio da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer) e em conjunto com o Fórum das Associações de Estudantes Internacionais, realiza o seminário em comemoração ao Centenário do nascimento de Amílcar Cabral. O evento ocorrerá na próxima terça e quarta, respectimente nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024,  sob o tema “Amílcar Cabral e o centenário do seu nascimento: “Cabral ka murri“, no Auditório do campus das Auroras.

O seminário terá na sua programação: palestras, mesas redondas e debates com temáticas voltadas à vida e obra desta tão importante figura.

Assim, este evento equiparasse em termos históricos ao que foi realizado de 20 a 23 de janeiro do ano passado sob o tema “Amílcar Cabral e o cinquentenário de sua morte: memórias e reflexões”.

A mesa de abertura institucional contará com as presenças do Magnífico Reitor da Unilab, Roque Albuquerque; do Embaixador de Guiné-Biassu no Brasil, M’Bala Alfredo Fernandes; da Pró-Reitora de Relações Institucionais e Internacionais (Proister), Artemisa Odila; do Pró-Reitor de Graduação (Prograd), Thiago Moura; da Pró-Reitora de Extensão, Arte e Cultura (Proex), Kaline Girão, além dos representantes das associações dos Estudantes Internacionais.

Logo após a abertura oficial, haverá a conferência “Amílcar Cabral (1924/2024): reflexões em torno da sua vida e obra no ano da celebração do centenário do seu nascimento”, com o professor da Universidade de Coimbra, Julião Santos.

“O seminário é uma iniciativa no âmbito da integração cultural e acadêmica no contexto da Unilab, uma vez que foca na valorização da construção histórica da lusofonia africana, exaltando uma figura de incontornável jornada de vida e elevadas credenciais quanto ao patriotismo e luta pela liberdade dos seus, que deixou um legado que precisa ser conservado e lembrado continuamente aos povos, em especial os PALOP’s˜, destaca a organização do evento, para em seguida concluir:

“Considerando essa realidade, precisamos, como universidade internacional com foco na cooperação com os PALOPs, dar luzes a eventos dessa natureza, os quais não só enriquecem a imagem da Unilab, mas também contribuem significativamente para a materialização dos seus objetivos institucionais no campo da formação de cidadãos aptos a contribuir para o desenvolvimento dos seus países”.

Desta forma, pretende-se promover a valorização da figura histórica de Amílcar Cabral no contexto da Unilab e o estreitamento dos laços que permeiam a comunidade acadêmica por meio de reflexões em torno da sua vida e contributo na construção das nações africanas de língua portuguesa, com vista à concretização dos objetivos institucionais na formação de quadros internacionais responsivos às necessidades dos seus países.

Confira abaixo a Programação Completa:

Categorias