Unilab foi contemplada no Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação do Ministério da Educação

Data de publicação  25/01/2024, 09:17
Postagem Atualizada há 3 meses

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) foi contemplada no Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (ProExt-PG) do Ministério da Educação (MEC).

O benefício concedido a partir do ProExt-PG foi aprovado e, conforme a Portaria Capes/Sesu nº 1, de 18 de janeiro de 2024, a Unilab irá receber o valor de R$ 159.800,00, a ser utilizado em recurso de custeio para desenvolver os projetos de extensão aprovados.

Sobre o Programa

O ProExt-PG tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade, com vistas a subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas que sejam socialmente relevantes, interdisciplinares e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

A Coordenação da proposta aprovada fica a cargo da docente e doutora Anne Fayma Lopes Chaves, coordenadora da Pós-graduação da Unilab. A professora escreveu o projeto juntamente com as coordenações dos programas de pós-graduação stricto sensu: Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF), Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH), Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e Mestrado Acadêmico em Energia e Ambiente (PGEA).

A proposta aprovada visa aproximar a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg), a partir de projetos de extensão a serem executados por estes programas de pós-graduação por meio de uma ação interdisciplinar, envolvendo a área da saúde, de energia e ambientes, das ciências exatas e da natureza e da humanidade. Vislumbra-se implementar estratégias educativas, sociais, ambientais, de saúde e de sustentabilidade, nos serviços pertencentes à região do Maciço de Baturité, no Ceará.

No campo da saúde a implementação de estratégias educativas contribuem para controle dos fatores de risco modificáveis, promover qualidade de vida a comunidade, e melhor assistência dos profissionais. Na área de energia e ambiente essas ações favorecem a preservação do meio ambiente, a promoção da economia circular e o desenvolvimento sustentável da região. No contexto das Ciências Exatas e da Natureza será despertado o interesse pela ciência e sustentabilidade, os indivíduos se sentiram parte responsável da sociedade para buscar soluções para problemáticas da química, biologia, agroecologia e meio ambiente. No âmbito da Humanidades, as ações de extensão irão promover uma cultura antirracista, com valores e respeito as diferenças étnico-raciais, além de se tornarem promotoras da diversidade cultural.

Confira a Portaria!