[PSEI 2024] Divulgado o resultado definitivo da avaliação de históricos dos candidatos internacionais

Data de publicação  08/02/2024, 08:42
Postagem Atualizada há 2 meses

Nesta quarta-feira (7), a Pró-reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer) divulgou o resultado definitivo da avaliação de históricos escolares, após análise dos recursos interpostos, etapa do Processo Seletivo de Estudantes Internacionais (PSEI), edição 2024 – para os cursos de graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Angola

Cabo Verde

Guiné- Bissau

Moçambique

São Tomé e Príncipe

Timor-Leste

Convocação

Está previsto, nesta quinta-feira (8), a publicação da convocação para as provas de Redação e de Conhecimentos Específicos.

Orientações e questionamentos

– Se meu histórico foi deferido, significa que serei convocado(a) para as provas?

Não necessariamente. O fato de o histórico ser considerado deferido significa que ele está de acordo com o que foi solicitado pelo edital, mas isso não assegura o acesso para a etapa seguinte da seleção, que é a aplicação de provas.

O histórico deferido gera ao candidato a Nota do Ensino Secundário (NES), que é a média aritmética do somatório das notas das disciplinas cursadas, em cada um dos três últimos anos do Ensino Secundário/Médio (item 6.2.2.4 do Edital Prointer nº 08/2023). A partir da Nota do Ensino Secundário (NES), os candidatos serão classificados em ordem decrescente, ou seja, da maior nota para a menor.

A quantidade de vagas ofertadas para cada curso, multiplicada por até 8 vezes, define quantos candidatos dessa lista de classificação serão convocados para as provas.

Por exemplo: para Moçambique, foram ofertadas 2 vagas para o curso de Engenharia da Computação. Então serão convocados para a fase de provas 8 vezes esse quantitativo de vagas, isto é, 16 candidatos (2 vagas x 8). Portanto, no ranking de classificação dos moçambicanos para o curso de Engenharia da Computação, definido a partir da média geral do histórico, serão convocados os 16 primeiros candidatos da lista.

Os demais candidatos serão eliminados. A relação geral de convocados de Moçambique reunirá os candidatos de todos os cursos classificados conforme foi explicado acima. Assim é feito com todos os cursos e países envolvidos no certame.

Outras informações referente ao PSEI 2024 são disponibilizadas na página da Pronter (Psei 2024).

Aplicação do PSEI realizado pela Unilab nos países da CPLP
Palavra-chave