Prograd divulga novos resultados da seleção do Programa de Bolsa de Monitoria (PBM)

Data de publicação  16/02/2024, 14:35
Postagem Atualizada há 4 semanas

Nesta sexta-feira 05/04, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unilab) divulgou a Convocação n° 05 da Seleção do Programa de Bolsa de Monitoria (PBM), referente ao Edital Prograd nº 03/2024.

Nesta segunda-feira (1º), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unilab) divulgou a Convocação n° 04 da Seleção do Programa de Bolsa de Monitoria (PBM), referente ao Edital Prograd nº 03/2024.

Outras atualizações na página do PBM.

Informações via e-mail: (pbm@unilab.edu.br).

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) seleciona, por meio do edital Prograd nº 03/2024, 135 monitores para o Programa de Bolsa de Monitoria (PBM). São 42 vagas remuneradas, no valor de R$700,00, e 93 voluntárias. Inscreva-se de 23 a 25 de fevereiro.

O estudante selecionado como monitor estará vinculado às atividades de monitoria da disciplina para a qual foi selecionado pelo prazo de 15 de março de 2024 a 16 de maio de 2024, considerando a organização acadêmica e o Calendário Acadêmico do Período Letivo 2023.2, com possibilidade de prorrogação por mais um período letivo, caso haja disponibilidade de dotação orçamentária, conveniência e oportunidade.

Os dias e horários das atividades da monitoria serão definidos pelo professor orientador da disciplina, de forma a não conflitar com os dias e horários das aulas das disciplinas nas quais o monitor esteja matriculado, excetuando as condições dispostas no item 8.1.3.1 do edital.

Entre as atribuições do monitor estão desenvolver atividades de monitoria presenciais, remotas ou híbridas e auxiliar de modo virtual os estudantes em plantões de dúvidas on-line das disciplinas, entre outras.

Pode se candidatar o estudante de graduação que comprovadamente tenha cursado a disciplina ou disciplina equivalente da vaga de monitoria que esteja concorrendo; tenha sido aprovado, com média igual ou superior a 7,0, na disciplina ou disciplina equivalente da vaga de monitoria que esteja concorrendo; e possua disponibilidade de 12 horas semanais para dedicar-se à monitoria.

Na inscrição, o candidato deverá optar por somente uma das vagas disponibilizadas.

A seleção dos candidatos será realizada por Comissão de Seleção designada pela respectiva Coordenação de Curso ofertante das vagas de monitoria, podendo ocorrer em até três etapas eliminatórias: carta de intenção, entrevista e apuração do Índice de Desempenho do Estudante (IDE).

Sobre o Programa de Bolsa de Monitoria (PBM)

O Programa de Bolsa de Monitoria (PBM) está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em conjunto com os cursos de graduação, e tem como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, promovendo maior interação entre discentes monitores, discentes matriculados nas disciplinas e docentes ministrantes das disciplinas ofertadas neste edital.

A monitoria é uma experiência pedagógica oferecida ao discente do curso de graduação, compreendendo atribuições auxiliares relativas às atividades acadêmicas associadas a componentes curriculares, sob a supervisão de um professor orientador. Dessa forma, o PBM busca integrar a monitoria ao processo formativo, despertando o interesse do estudante pela carreira docente.

Palavra-chave