Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Docente da Unilab lança livro sobre genocídio, racismo e desafios para reconstrução no período pós-pandemia, no dia 22/02, às 19h

Data de publicação  19/02/2024, 09:02
Postagem Atualizada há 2 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

Genocídio e Racismo: Desafios Para Reconstrução da Sociedade Brasileira no Período Pós-Pandemia é título de publicação especial em formato de livro eletrônico, organizado pelo docente do campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Ricardo Matheus Benedicto. O livro está disponível para leitura neste link e terá lançamento no dia 22 de fevereiro, às 19h, no canal do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, no YouTube.

A publicação especial foi proposta e aprovadas pela Comissão científica do XII COPENE – Democracia, Poder e Antirracismos: Avanços, Retrocesso Legais e Ações Institucionais, realizado em Recife. O e-book objetiva visibilizar pesquisas desenvolvidas no período da pandemia que – levando, principalmente, em consideração o racismo e o genocídio como constituintes da sociedade brasileira – pretenderam explicar as condições que propiciaram, ao governo brasileiro, adotar uma política genocida ao invés de proteger a população dos males causados por esse terrível flagelo.

A publicação também objetiva apresentar as reflexões, desafios e propostas desenvolvidas, por pesquisadoras e pesquisadores, para reconstruir a sociedade brasileira. O propósito é reunir tantas pesquisas originais, desenvolvidas no Brasil, quanto apresentar traduções de trabalhos relevantes – ainda inacessíveis – ao público falante do português. “No esforço de ampliar o debate acadêmico e político tendo em vista a reconstrução da sociedade brasileira, a Publicação Especial (PE) Genocídio e Racismo: Desafios Para Reconstrução da Sociedade Brasileira no Período Pós-Pandemia tem como objetivo possibilitar, junto a pesquisadoras e pesquisadores negros, principalmente, das mais diversas áreas do conhecimento, um espaço de reflexão e troca sobre um tema tão relevante aos interesses das pessoas de origem africana sob, especialmente, a lente da afrocentricidade”, aponta Benedicto, organizador da obra.

Categoria