“Gaza: o ocidente e a desconstrução dos Direitos Humanos” é tema de palestra, nesta segunda-feira (26). Participe!

Data de publicação  21/02/2024, 11:51
Postagem Atualizada há 2 meses

No dia 26 (segunda-feira), às 14h30, no auditório E109, no Campus das Auroras, em Redenção/CE, será realizado a palestra sobre: “Gaza: o ocidente e a desconstrução dos Direitos Humanos”.

São disponibilizadas 50 vagas aos interessados que desejam participar da palestra, via e-mail: (andrealvesdelima@unilab.edu.br).

Sobre a palestra

Dentro do projeto de extensão “Conjuntura Internacional, Sistemas de Poder Global e as Perspectivas de Inserção da CPLP no Mundo Multipolar” – coordenado pelo professor do curso de licenciatura em Sociologia, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Sebastião André A. de Lima, a palestra traz ao debate: “Gaza – O Ocidente e a Desconstrução dos Direitos Humanos. Frantz Fanon asseverou que “o imperialismo deixa para trás germes de podridão que devemos detectar e remover clinicamente de nossa terra, mas também de nossas mentes”.

De fato, a indiferença de parcelas significativa do mundo, particularmente do ocidente, para o genocídio em curso na Faixa de Gaza, denota, ainda, a calculada perversidade capitaneada pelas nações ocidentais contra povos que buscam alcançar a audoterminação e viver em paz segundo seus valores e crenças. Essa indiferença é o esteio dos “germes de podridão” que o ocidente herdou em séculos de colonialismo e exportou para o Oriente Médio! Quais as origens de tantos conflitos que assolam o Oriente Médio? Por que o ocidente se cala em relação ao morticínio dos palestinos em Gaza? Será o fim ou a decadência dos direitos humanos? São questões que serão debatidas no evento.

Participe!