[Lançamento livro] Docente da Unilab organiza e-book Etnociência na escola: possibilidades de diálogos ao Ensino e Pesquisa em Ciências

Data de publicação  22/02/2024, 10:11
Postagem Atualizada há 2 meses

O e-book Etnociência na escola: possibilidades de diálogos ao Ensino e Pesquisa em Ciências, organizado pelo docente da Reginaldo Nunes, do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), já está disponível para acesso gratuito. (Clique aqui para acessar). “O livro reúne projetos de intervenção realizadas em escolas da região do Maciço de Baturité, no estado do Ceará, e também nos estados de Mato Grosso e Rondônia, buscando desvelar as oportunidades e os desafios de incorporar a etnociência no ambiente escolar”, aponta Nunes.

O livro é fruto dos resultados obtidos no projeto de extensão “Etnociência na Escola: possibilidades de diálogos ao ensino e pesquisa em Ciências”, aprovado no Edital Pibeac 2023 (Programa de Bolsa de Extensão, Arte e Cultura) da Unilab, articulando ações entre universidade e sociedade.

No prefácio, o organizador da obra e docente da Unilab Reginaldo Nunes explica ainda que o livro traz o universo onde a ciência entrelaça-se com as tradições culturais de diferentes comunidades – um encontro entre a ciência acadêmica e os saberes tradicionais, reconhecendo que ambas as formas de conhecimento têm valor e contribuem significativamente para a compreensão do mundo ao nosso redor.

“A obra é um convite à reflexão sobre como os saberes tradicionais, muitas vezes marginalizados nos contextos educacionais formais, podem ampliar a maneira como ensinamos e aprendemos
Ciências. Exploramos como a diversidade de perspectivas pode enriquecer não apenas o conteúdo, mas também a prática pedagógica, promovendo uma educação mais inclusiva, reflexiva e contextualizada”, contextualiza Nunes.