Minicurso sobre “Descomplicando SIG: Geoprocessamento como Ferramenta de Trabalho” do Núcleo de Estudos em Topografia e Geoprocessamento está com inscrições abertas até dia 11

Data de publicação  08/03/2024, 13:32
Postagem Atualizada há 2 meses

O Núcleo de Estudos em Topografia e Geoprocessamento (TOPOGEO) está promovendo o minicurso “Descomplicando SIG: Geoprocessamento como Ferramenta de Trabalho”, com 35 vagas, que será realizado em 3 módulos, e ministrado nos dias 21, 28/03 e 04/04, no período da tarde, das 13h às 17h, no Laboratório de Geociências no Campus Auroras, em Redenção/CE.

Esse minicurso é uma iniciativa do grupo de pesquisa, coordenado pela professora Rafaella Nogueira, vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/Unilab), juntamente com a Mayra Xavier – discente do curso de bacharelado em Agronomia da Unilab, que abordará os seguintes tópicos:

– O que é o Geoprocessamento?;
– Aplicações;
– Criando um projeto no ArcGis;
– Como adicionar um arquivo shapefile;
– Categorização e recorte de mapas;
– Layout de mapas.

Os interessados podem acessar o link do Sympla para ter informações do curso de das inscrições, que acontecem até dia 11/03.

Outras informações via canal Grupo TopoGeo no Instagram e via e-mail: (grupotopogeounilab@gmail.com).

Sobre o curso

No contexto do aprendizado, conforme a professora Rafaella Nogueira, atualmente a demanda pelo conhecimento de geotecnologias tem aumentado bastante tendo em vista o crescente uso das tecnologias em diversas áreas da ciência, sobretudo na área de ciências agrárias. Essa temática tem sido algo frequente em concursos e seleções de pós-graduação em diversas universidades brasileiras. Além disso, algumas revistas científicas têm exigido que os autores elaborem mapas de localização de suas áreas de estudo, logo por conta dessas demandas.

“Fez necessário a realização desse treinamento em formato de minicurso a fim de apresentar para a comunidade o Geoprocessamento como uma ferramenta de trabalho. Desta forma, os estudantes podem ampliar seus conhecimentos e a Unilab formar profissionais mais qualificados para enfrentar e concorrer no mercado de trabalho”

Sobre o TopoGeo

Foi idealizado e criado em 2014 pela professora Rafaella da Silva Nogueira do curso de Agronomia do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), que teve como principal objetivo desenvolver pesquisas com o uso de geotecnologias visando à criação, reaplicação e validação de metodologias bem como a geração de novas informações espaciais.